O piloto britânico de Fórmula 1 Lewis Hamilton recebeu nesta segunda-feira (7) o título de cidadão honorário do Brasil durante sessão solene da Câmara dos Deputados. A homenagem foi sugerida pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE) e acatada pelos parlamentares no início de junho.
A honraria foi concedida em razão de um gesto do heptacampeão mundial, que, no ano passado, comemorou a vitória do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, em São Paulo, dando uma volta adicional no autódromo com a bandeira nacional, repetindo aceno feito por Ayrton Senna, em 1991.
Diante de um Plenário lotado, Lewis Hamilton afirmou que é uma honra poder dizer-se brasileiro e lembrou a influência de Senna em sua trajetória no esporte. “Quando eu tinha 5 anos, vi Ayrton correr pela primeira vez, e esse foi o momento em que eu soube que queria ser campeão do mundo”, declarou.
“Muitas pessoas diziam ser impossível, mas, felizmente, o fato de eu estar aqui hoje é prova de que a persistência e esperança podem tornar tudo possível”, completou o piloto.
Câmara aprova projeto que concede ao piloto Lewis Hamilton título de Cidadão Honorário do Brasil
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (9), o Projeto de Resolução (PRC) 79/21, que concede ao piloto Lewis Hamilton o título de Cidadão Honorário do Brasil. O projeto foi promulgado como Resolução nº 32, de 2022. Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial de Fórmula-1, ao participar do Grande Prêmio de Interlagos, em São Paulo, em 14 de novembro de 2021, usou um capacete homenageando Ayrton Senna e, logo após a vitória, repetiu o gesto do piloto brasileiro e deu a volta de consagração empunhando uma bandeira brasileira.
Leia também | Com o Castelão cheio, Fortaleza fica no empate com o Atlético-GO
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<