Ícone do site Portal GCMAIS

Cearenses comandam pódio do Circuito Brasileiro de Kitesurf no Freestyle

Cearenses comandam pódio do Circuito Brasileiro de Kitesurf no Freestyle

Foto: Reprodução

O Circuito Brasileiro de Kitesurf (CBK), competição dentro da Copa Kitley The Worlds 2022, teve uma nova rodada nesta segunda-feira (14) para atletas masculinos nas categorias Juvenil, Juvenil-Pró e Elite-Pró. Os cearenses Davi Ribeiro (até 14) e Ismael Morais (até 18), o piauense Guilherme Costa (18 a 22) e o cearense Carlos Mário (grupo de elite) conquistaram o primeiro lugar, posicionando-se favoravelmente para os Circuitos Mundiais da GKA (Global Kitesurfing Association, a federação internacional de kitesurf), em 2023. Houve, ainda, uma menção especial ao jovem alemão de 13 anos, Finn Flügel.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Disputado na Lagoa da Barra (conhecida como a “Lagoa do Kite”) da Taíba, o CBK encerrou com um total de 16 atletas inscritos de diversos estados brasileiros (especialmente do Nordeste), com destaque para os cearenses que, dentro das suas competições, venceram duas baterias prévias antes da grande final. Todos os atletas participantes do Circuito Brasileiro de Kitesurf da Kitley também fazem parte do novo ranking brasileiro desse esporte aquático, que permite projeções para os mundiais nos próximos anos.

Também dentro da Copa Kitley The Worlds, e no final de semana prévio, Carlos Mário tinha obtido a terceira posição no Circuito Mundial da GKA (nessa disputa do CBK, ele conseguiu realizar uma manobra que não foi possível no mundial, obtendo agora uma nota 10), seguindo o vice-campeão Manoel Soares (Piçarrinha, piauiense) e o campeão 2022, o italiano Gianmaria Coccoluto. O outro vencedor do CBK, Davi Ribeiro, também disputou a rodada final do Circuito Mundial, e demonstrou notável projeção como competidor para os próximos anos.

O estilo livre, ou “freestyle”caracteriza-se pela realização de manobras aéreas e acrobacias que tornam a modalidade a favorita de milhões de adeptos, principalmente dos mais jovens. As águas rasas e o vento da Taíba são muito favoráveis à prática do freestyle, sendo que a praia localizada em São Gonçalo do Amarante (Ceará) é visitada permanentemente pelos mais importantes atletas do mundo.

Publicidade

Wingfoil na agenda da Copa Kitley

A Copa Kitley continua até o dia 27 de novembro com finais dos mundiais da GKA para as modalidades do KiteWave, Hydrofoil e Wingfoil. A próxima competição programada é a final do Circuito Mundial de Wingfoil da GWA (Global Wingfoil Association), disputado entre os dias 16 e 20 de novembro, na praia da Taibinha, próxima dos hotéis e do centro da localidade.

Cerca de 50 atletas de mais de 20 países estão inscritos para disputar a final de Wingfoil, incluindo craques internacionais como José Estredo, Christopher Wolfe e Xavier Corr. Trata-se de uma modalidade que cresce em adeptos e profissionais de forma permanente, tendo já centenas de praticantes no Brasil. Rafael Prata Duarte, CEO da Kitley e representante no Brasil da GWA e GKA, destaca o ineditismo do evento e a qualidade das performances nas provas.

“A Copa Kitley The Worlds traz (pela primeira vez na história do esporte) quatro finais de circuitos mundiais e brasileiros juntas, com a Taíba sendo o cenário dos melhores desempenhos que os atletas já fizeram. Os membros da GKA e GWA concordam nessa questão, assim como o fato da Taíba ser um dos melhores lugares do mundo para a prática do kitesurf nas suas mais diversas modalidades”, destaca Prata. “O wingfoil é uma modalidade que não para de crescer, e que certamente virará disciplina olímpica após a entrada do kitesurf nas Olimpíadas. Temos também ótimos praticantes de Wingfoil no Brasil e no Ceará”, pontua.

Leia mais | Conheça os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Sair da versão mobile