A dois dias do início da Copa do Mundo, as autoridades do Qatar restringiram ainda mais o consumo de cerveja para os “torcedores comuns”. Além de ser anunciada com maior preço da história do torneio, a bebida não será mais vendida nos arredores do estádio, como a Fifa e o Comitê Organizador haviam anunciado durante a semana.
Qatar proíbe consumo de cerveja nos estádios
O único local em que haverá venda de cervejas será no Fan Fest, e apenas em uma janela de quatro horas, entre 19h e 1h do horário local. Somente quem estiver nos camarotes dos estádios poderão usufruir da bebida durante as partidas. O valor do copo de meio litro segue em torno de R$ 75, ou 50 riais catarianos na moeda local. Além disso, o limite de quatro copos por pessoa, para evitar o excesso de consumo, deve prevalecer.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Inicialmente, tanto a Fifa quanto o Comitê Organizador haviam anunciado formalmente que o plano era iniciar a venda três horas antes do início de cada jogo (quatro horas na abertura e na final) e interrompê-la cerca de 40 minutos do apito inicial, para dar tempo de os torcedores entrarem nos estádios. Entretanto, conforme a nova regra, isso agora está proibido.
Entretanto, torcedores poderão consumir a cerveja sem álcool. Além de ser uma opção mais acessível, não terá restrições para venda ou consumo. O preço é consideravelmente mais barato e sairá pelo valor de R$ 44, ou 30 riais catarianos.
Por questões culturais, e ao contrário de todos os outros países onde a Copa do Mundo já foi realizada, o consumo de bebida alcoólica no Qatar tem severas restrições e vem sendo uma das questões mais debatidas fora das quatro linhas. Apenas alguns restaurantes, localizados quase todos em hotéis internacionais, podem comercializar a bebida, mesmo assim com limitações.
Em nota, a Fifa se manifestou nas redes sociais sobre o tema:
“Depois de discussões entre as autoridades locais e a Fifa, foi decidido que a venda de bebidas alcoólicas será restrita à Fifa Fan Festival e a outros lugares licenciados destinados aos fãs, retirando os pontos de venda de cerveja do perímetro dos estádios da Copa do Mundo de 2022. Não haverá impacto na venda de Bud Zero, que vai continuar disponível em todos os estádios do Qatar.”
“As autoridades do país sede e a Fifa vão continuar garantindo que os estádios e o seu entorno tenham uma área divertida, respeitosa e prazerosa para todos os torcedores. A organização do torneio aprecia a compreensão da InBev e o suporte contínuo ao nosso objetivo de atender a todos durante a Copa de 2022”, disse a entidade máxima do futebol em nota.
Statement on beer sales at #WorldCup stadiums 🏟️ on behalf of FIFA and Host Country 🇶🇦: pic.twitter.com/o4IEhboXks
— FIFA Media (@fifamedia) November 18, 2022
* Com informações do portal parceiro R7.
Leia também | Fortaleza anuncia a renovação de contrato do técnico Vojvoda até 2024
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<