Ícone do site Portal GCMAIS

Fifa abre investigação sobre cantos da torcida mexicana na Copa do Mundo

Fifa abre investigação sobre cantos da torcida mexicana na Copa do Mundo

Foto: Reprodução

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) abriu um processo de investigação contra a federação de futebol do México após torcedores mexicanos proferirem cantos ofensivos durante o empate sem gols contra a Polônia pela Copa do Mundo no Catar.

A Fifa não deu detalhes sobre quais cantos da torcida seriam investigados, mas os mexicanos foram ouvidos dirigindo ofensas depois que o atacante polonês Robert Lewandowski teve sua cobrança de pênalti defendida pelo goleiro mexicano Guillermo Ochoa.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“O Comitê Disciplinar da Fifa abriu processo contra a Associação Mexicana de Futebol devido aos cânticos dos torcedores mexicanos durante a partida entre México e Polônia na Copa do Mundo da Fifa disputada em 22 de novembro”, disse a entidade em nota.

“O processo foi aberto com base no artigo 13 do Código Disciplinar da Fifa”, acrescentou.

Publicidade

Copa do Mundo de 2018

No mundial em 2018, a federação de futebol do México foi multada por comportamento semelhante. Nos jogos do Mundial da Rússia, a torcida mexicana costumava gritar “puto” para o goleiro rival durante as cobranças de tiro de meta.

Há muito tempo torcedores do México gritam um insulto, que grupos de direitos homossexuais consideram homofóbico, contra goleiros na hora da defesa.

A Federação Mexicana de Futebol (FMF), que tem pedido repetidamente para que os torcedores parem de utilizar o insulto, foi acionada 12 vezes por cantos homofóbicos durante as eliminatórias da Copa do Mundo, recebendo advertências para as primeiras duas infrações e multas para as 10 outras.

O insulto foi amplamente escutado durante os jogos do México na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, quando a Fifa não tomou nenhuma medida, mas desde então a organização assumiu uma postura mais firme e outros países da América Latina, como Argentina e Chile, também foram multados.

Leia mais | Copa no Catar: Fifa proíbe Harry Kane de usar braçadeira em apoio a comunidade LGBTQIA+

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Sair da versão mobile