COPA DO CATAR

Saiba quem é Richarlison, autor dos dois gols na estreia do Brasil 

Além do talento com a bola, atualmente jogando na Europa, Richarlison também é craque na internet

Compartilhe:
24 de novembro de 2022
Portal GCMAIS

O camisa 9 da Seleção Brasileira, Richarlison de Andrade, marcou os dois gols do Brasil na vitória por 2 a o sobre a Sérvia nesta quinta-feira (24), na Copa do Mundo 2022 no Catar. Além do talento com a bola, atualmente jogando na Europa, Richarlison também é craque na internet, onde coleciona uma série de memes.

Saiba quem é Richarlison, autor dos dois gols na estreia do Brasil 
Foto: Reprodução

A história de Richarlison no futebol começou aos 16 anos, quando pertencia à categoria de base do Real Noroeste. Até que em dezembro de 2014, o América-MG o contratou. Ele ainda passou pelo Fluminense, de onde foi vendido para o Watford, da Inglaterra, em 2017.

Desde o dia 1 de julho de 2022, Richarlison joga pelo Tottenham. O time inglês anunciou a contratação de Richarlison. A transferência teria custado 50 milhões de libras (aproximadamente R$315 milhões), além de possíveis 10 milhões de libras em bônus adicionais por metas.

Richarlison fez sua estreia no primeiro amistoso de preparação do Tottenham para temporada 2022/23.

Richarlison atuou em 38 jogos pela seleção brasileira principal: ele já marcou 17 gols entre amistosos, edições da Copa América e Eliminatórias para a Copa do Mundo 2022.

No dia 7 de dezembro de 2016, Richarlison foi convocado por Rogério Micale para disputar o Sul-Americano Sub-20 de 2017. Na competição, Richarlison atuou em 8 partidas, marcando 2 gols.

No dia 27 de agosto de 2018, com a lesão de Pedro, Richarlison acabou sendo chamado para a disputa dos amistosos com a Seleção Brasileira.

Trajetória de Richarlison até a seleção

No dia 11 de setembro de 2018, no seu segundo amistoso pela Seleção Brasileira, sendo o primeiro como titular, Richarlison acabou marcando dois gols contra a Seleção Salvadorenha, na vitória brasileira por 5 a 0. Ele estreou no jogo anterior, na vitória sobre a Seleção Norte-Americana.

No dia 17 de maio de 2019, foi convocado para a disputa da Copa América de 2019. Durante a competição, Richarlison teve caxumba, ficando de fora de algumas partidas. Voltou na final contra o Peru, marcando o terceiro gol da Seleção Brasileira, na vitória por 3 a 1, conquistando assim o seu primeiro título pela Seleção.

No dia 9 de junho de 2021, foi convocado para a Copa América de 2021. Richarlison atuou nas 7 partidas da Seleção Brasileira, marcando na 2° rodada da Fase de Grupos na goleada de 4-0 contra o Peru.

No dia 2 de julho de 2021, enquanto ainda disputava a Copa América de 2021, Richarlison foi convocado por André Jardine para os Jogos Olímpicos de Tóquio, recebendo a histórica camisa 10.

Na primeira partida da Seleção Brasileira nas Jogos Olímpicos de Verão de 2020, Richarlison marcou três gols contra a Seleção Alemã, numa partida que terminou em 4 a 2.Na última partida da fase, voltou a ser decisivo ao marcar 2 gols na vitória por 3 a 1 sobre a Arábia Saudita, ajudando o Brasil a se classificar para as quartas de final da competição. A Seleção Brasileira conquistou a medalha de ouro em Tóquio 2020, sagrando-se bicampeã olímpica. Richarlison terminou a disputa como artilheiro da competição com 5 gols.

Vida política

Entre os 26 jogadores de Tite, um dos mais engajado provavelmente é o atacante Richarlison. Campeão olímpico, ele chega à Copa com moral e com destaque em causas políticas. Declaradamente progressista, usou as redes sociais para responder ao ato de racismo sofrido no amistoso do Brasil contra a Tunísia. Durante a comemoração de seu segundo gol na goleada de 5 a 1 aplicada pelos brasileiros, bananas foram atiradas ao gramado.

“Enquanto ficarem de “blá blá blá” e não punirem, vai continuar assim, acontecendo todos os dias e por todos os cantos. Sem tempo, irmão! #racismonão”

No auge da pandemia de covid-19, o jogador se aliou à Universidade de São Paulo (USP) e ajudou a arrecadar recursos para desenvolvimento de pesquisas científicas.

“Quando a pandemia começou a gente tinha pouca informação e não sabia muito bem o que estava acontecendo. Eu fiquei muito inquieto preso dentro de casa sem saber direito o que fazer. Aí junto com meu staff resolvi concentrar as ações em um só lugar e na divulgação de informação correta e útil para o povo, usando minhas redes sociais e as minhas aparições na imprensa também”, contou

Além disso, tomou todas as vacinas contra a Covid e em 2021 pediu “por favor” para que brasileiros se imunizassem

Leia mais | Copa no Catar: Fifa proíbe Harry Kane de usar braçadeira em apoio a comunidade LGBTQIA+

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.