Fim da linha para a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar. De forma dramática, o Brasil foi eliminado para a Croácia nos pênaltis. Após empate por 0 a 0 no tempo normal e 1 a 1 na prorrogação, o time Canarinho foi superado nas penalidades pelo placar de 4 a 2.
Neymar marcou o 1º gol do Brasil na prorrogação, no fim do 1º tempo. Parecia ser o gol da vitória. Apenas parecia. A três minutos do fim, Bruno Petkovic empatou a partida, levando a partida para as penalidades.
Nas cobranças de pênalti, o Brasil perdeu de cara com Rodrygo e o zagueiro Thiago Alves acertou a trave na última cobrança, enquanto a Croácia converteu as quatro penalidades. Agora, o Brasil volta pra casa. Já a Croácia avança para a semifinal e espera o vencedor do duelo entre Argentina x Holanda.
Brasil perde sexto mata-mata seguido de Copa do Mundo para europeus
A última vez que o Brasil venceu um europeu em jogo de mata-mata de Copa foi em 30 de junho de 2002, na final do Mundial realizado no Japão e na Coreia do Sul. Ronaldo foi o grande destaque da partida, marcando os dois gols do título do pentacampeonato da seleção.
Depois disso, o Brasil vive um tabu contra europeus em mata-matas. Em 2006, o algoz foi a França, que eliminou a seleção do ‘quadrado mágico’ nas quartas de final, com um gol de Thierry Henry no lance que ficou marcado pelo lateral esquerdo Roberto Carlos arrumando o meião.
Em 2010, na África do Sul, a seleção brasileira voltou a cair nas quartas de final. De virada, o Brasil perdeu para a Holanda. Felipe Melo foi apontado como o vilão da eliminação, após ter sido expulso no segundo tempo da partida.
E como esquecer a semifinal da Copa de 2014? A derrota de 7 a 1 para a Alemanha, no Mineirão, foi a maior da história da seleção brasileira em Copas do Mundo. Desolado com a goleada para a Alemanha na semifinal, o Brasil foi presa fácil para a Holanda na disputa do terceiro lugar da Copa. O time de Felipão perdeu por 3 a 0 em Brasília.
Na Rússia, em 2018, já sob o comando do técnico Tite, outra eliminação nas quartas de final. A seleção caiu diante da Bélgica com uma derrota pelo placar de 2 a 1.
O tabu ficou bem pertinho de ser quebrado em 2022. O Brasil abriu o placar na prorrogação, mas levou o empate no finalzinho. Nos pênaltis, Rodrygo e Marquinhos perderam suas cobranças e decretaram mais uma eliminação do Brasil.
Leia também | Bebê nasce na hora de gol de Richarlison e pais batizam com o nome do jogador
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<