A Conmebol divulgou o seu ranking de clubes para a temporada 2023, nesta sexta-feira (16). Usando a lista, é possível simular a composição dos potes para o sorteio dos duelos das fases 1 e 2 da Libertadores (conhecidas como Pré-Libertadores). Assim, é possível ter como base o formato do sorteio das mesmas etapas do torneio sul-americano em 2022. O Fortaleza, único clube cearense a participar de uma competição internacional no ano que vem, ficou na 78ª posição do ranking, com 532 pontos.
Assim, o Leão pode jogar a segunda partida eliminatória da fase 2 em casa, já que o Tricolor ficará no pote 1, ao lado de Atlético-MG, Cerro Porteño-PAR, Sporting Cristal-PER, Ind. Medellín-COL, Millonarios-COL, Huracán-ARG e Always Ready-BOL. Se o mecanismo for mantida, os clubes do pote 1 vão enfrentar os do pote 2, portanto, os possíveis adversários do Fortaleza são (estão no segundo pote): Universidad Católica-EQU, Carabobo-VEN, Magallanes-CHI, Curicó Unido-CHI, Dep. Maldonado-URU, além das três equipes que vão avançar da fase 1.
Classificados para Libertadores de 2023 já estão definidos; confira os times que disputam com Fortaleza
A Libertadores da América de 2023 já tem todos os classificados definidos. Ao todo, 47 times participam da competição da Conmebol, incluindo o cearense Fortaleza Esporte Clube. O último classificado foi o Deportivo Pereira, da Colômbia, que conquistou a competição local Clausura na quarta-feira (7).
A equipe tricolor terminou na 8ª posição no Campeonato Brasileiro de 2022, o que garantiu vaga na 2ª fase da pré-Libertadores. O sorteio do mata-mata será feito na próxima quarta-feira (21).
O Fluminense está no Pote 2 da Libertadores e, necessariamente, enfrentará equipes do Pote 1 (cabeças de chave), Pote 3 e Pote 4. O sorteio da fase de grupos acontece apenas em 22 de março. Mas antes, em 21 de dezembro deste ano, a Conmebol faz o sorteio das fases preliminares, vulgarmente conhecidas no Brasil como Pré-Libertadores.
Em busca de um espaço na fase de grupos, 19 times participam da eliminatória com quatro vagas: Atlético-MG e Fortaleza (Brasil); Huracán (Argentina); Universidad Católica e El Nacional (Equador); Deportivo Maldonado e Boston River (Uruguai); Always Ready e Nacional Potosí (Bolívia); Cerro Porteño e Nacional (Paraguai); Millonarios e Independiente Medellín (Colômbia); Curicó Unido e Magallanes (Chile); Sporting Cristal e Sport Huancayo (Peru) e Zamora e Carabobo (Venezuela).
Classificados da Libertadores de 2023
- Brasil: Fortaleza, Fluminense, Palmeiras, Internacional, Flamengo, Corinthians, Athletico-PR, Atlético-MG e Fortaleza.
- Argentina: Boca Juniors, River Plate, Racing, Argentinos Juniors, Patronato e Huracán.
- Equador: Aucas, Independiente Del Valle, Barcelona, Universidad Católica e El Nacional.
- Uruguai: Nacional, Liverpool, Deportivo Maldonado e Boston River.
- Bolívia: Bolívar, The Strongest, Always Ready e Nacional Potosí.
- Paraguai: Libertad, Olimpia, Cerro Porteño, e Nacional.
- Colômbia: Atlético Nacional, Deportivo Pereira, Millonarios e Independiente Medellín.
- Chile: Colo-Colo, Ñublense, Curicó Unido e Magallanes.
- Peru: Alianza Lima, Melgar, Sporting Cristal e Sport Huancayo.
- Venezuela: Metropolitanos, Monagas*, Zamora e Carabobo.
Calendário da Libertadores de 2023
- Eliminatória prévia à fase de grupos | 8 de fevereiro a 15 de março
- Sorteio dos grupos | 22 de março
- Fase de grupos | 5 de abril a 28 de junho
- Sorteio do mata-mata | 5 de julho
- Oitavas de final | 19 a 26 de julho
- Quartas de final | 23 a 30 de agosto
- Semifinais | 27 de setembro a 4 de outubro
- Final | 11 de novembro
Leia mais | Copa no Catar: Fifa proíbe Harry Kane de usar braçadeira em apoio a comunidade LGBTQIA+
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<