COMPEÃO

Governo da argentina decreta feriado para comemorar a conquista da Copa do Mundo

Seleção desembarca no país durante a madrugada e deve ser recebida pelos torcedores no obelisco de Buenos Aires

Compartilhe:
19 de dezembro de 2022
Portal GCMAIS

Os argentinos estão comemorando a conquista da Copa do Mundo desde domingo (18) e a festa deve seguir até o desembarque da seleção no país. O governo de Alberto Fernández decretou feriado na Argentina nesta terça-feira (20) para comemorar a vitória. Os torcedores devem seguir com a concentração no obelisco na região central da capital Buenos Aires. O time liderado por Lionel Messi chega do Catar na madrugada de segunda para terça-feira e deve ser recebido por uma multidão.

Governo da argentina decreta feriado para comemorar a conquista da Copa do Mundo
Foto: Reprodução

O presidente do país também deve se reunir com os campeões mundiais na Casa Rosada, residência oficial da presidência da República. Assim como aconteceu nas duas conquistas anteriores, em 1978 e 1986, a taça deve ser exibida por Fernández da sacada.

Argentina volta a ser campeã mundial após 36 anos

A conquista da última Copa América, no Brasil, encerrando um jejum de 28 anos sem títulos oficiais, devolveu à Argentina o prazer de celebrar. A vitória sobre a Itália na Finalíssima, duelo entre os campeões sul-americano e europeu, mostrou que os hermanos queriam mais. Queriam o mundo. E ele veio, após 36 anos de espera e dois vices dolorosos (1990 e 2014). Neste domingo (18), a equipe albiceleste derrotou a França por 4 a 2 na disputa de pênaltis, após empate de 3 a 3 com a bola rolando, no Estádio de Lusail, na decisão da Copa do Catar, assegurando o tricampeonato mundial.

Assim como em 1986, o título argentino tem um protagonista destacado. Se lá atrás, o cara foi Diego Armando Maradona, desta vez, teria de ser Lionel Messi. Quis o destino que o craque, de 35 anos, na última Copa da carreira, pudesse, enfim, levantar a taça mais cobiçada do planeta. Mais que isso, sendo o maestro de uma equipe que jogou, é claro, pelo país, mas também pelo camisa 10. Além de campeão, Messi encerrou a competição como vice-artilheiro (com sete gols) e jogador com mais partidas na história dos Mundiais (26, à frente do alemão Lothar Matthäus).

O título coroa uma campanha que, na primeira rodada, parecia improvável. Apesar de favorita, a Argentina estreou derrotada pela Arábia Saudita, por 2 a 1, de virada. O tropeço deu fim a uma sequência de 36 jogos de invencibilidade. A recuperação teve início com a vitória por 2 a 0 sobre o México. O triunfo para cima da Polônia, pelo mesmo placar, deu aos hermanos a liderança do Grupo C. Nas oitavas e nas quartas de final, classificações sofridas ante Austrália (2 a 1) e Holanda (nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal). Na semifinal, a grande atuação da equipe, no 3 a 0 aplicado na Croácia.

Leia mais | Argentina, de Messi, vence a França nos pênaltis e é tricampeã do mundo

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.