O Ceará foi consagrado campeão da primeira fase do Campeonato Cearense, na noite de terça-feira (7). Ceará e Fortaleza protagonizaram o o primeiro Clássico-Rei de 2023 pela quinta rodada do certame. No estádio Presidente Vargas, além da rivalidade centenária, em campo também estava em disputa a Taça Pedro Basílio.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Taça Pedro Basílio
O título que faz homenagem ao zagueiro Pedro Basílio, considerado como um dos grandes zagueiros da história do futebol cearense e também um dos maiores jogadores da região de todos os tempos, foi destinado a equipe que tivesse a melhor pontuação ao final das cinco primeiras rodadas. A taça foi entregue pelo vice-presidente da Federação Cearense de Futebol, Eudes Bringel, e o secretário de Esportes e Lazer de Fortaleza, Ozires Pontes.
Os familiares do zagueiro também participaram da entrega e foram representados pela filha, Patrícia Cristina e o neto, Pedro Basílio Neto.
Ceará leva a melhor no 1º Clássico-Rei do ano e vence o Fortaleza no PV
Com direito a gol de pênalti aos 7 minutos iniciais de partida e três minutos depois, Erick ampliou o placar. O Ceará venceu a equipe do Fortaleza pelo resultado de 2×1 pela 5ª rodada do Campeonato Cearense 2023, no primeiro Clássico-rei da temporada, na noite de terça-feira (7), no Estádio Presidente Vargas (PV).
Os gols da partida saíram dos pés de Guilherme Castilho em pênalti e Erick em chute indefensável. O Fortaleza ainda tentou com gol de Thiago Galhardo. Além da vitória contra seu maior rival, o elenco alvinegro sagrou-se campeão da primeira fase e levantou a taça Pedro Basílio, em homenagem ao zagueiro com passagens pelas duas equipes.
Em dois tempos destintos dentro de campo entre as equipes, o primeiro gol da partida saiu aos 7 minutos do primeiro tempo em pênalti marcado e cobrança convertida por Guilherme Castilho. Com o gol o camisa 99 faz seu segundo gol com a camisa do vozão no Campeonato Cearense. Três minutos foram suficientes para o alvinegro ampliar o placar com chute de Erick, lance indefensável para o goleiro do tricolor, Fernando Miguel. O Ceará seguiu dominando o restante do primeiro tempo administrando o resultado. O gol do Fortaleza saiu logo após a volta do intervalo. Aos dois minutos do segundo tempo, Thiago Galhardo diminui o placar em cobrança de falta de Lucas Crispim e desvio do camisa 91. Depois do gol tricolor, o Fortaleza criou diversas chances de empatar a partida, mas as bolas insistiam em não entrar no gol adversário.
Com a vitória dentro de campo, o Ceará sagrou-se campeão da primeira fase do Campeonato Cearense com 13 pontos conquistados em 5 jogos. Com a melhor campanha geral o vovô levantou a taça Pedro Basílio no final da primeira fase do Cearense. O elenco do Ceará tem encontro marcado com o time do Sport pela terceira rodada da Copa do Nordeste na próxima terça-feira (14) no Estádio Presidente Vargas, às 21:30, horário de Brasília. Já o time do do Fortaleza volta a campo para enfrentar o Bahia pela terceira rodada da Copa do Nordeste , na Arena Fonte Nova, às 21:30, horário de Brasília.
Leia mais | Mundial de Clubes: saiba quando será a disputa de terceiro lugar
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<