O Brasil goleou a Bolívia por 5 a 1 pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, na noite desta sexta-feira (8), em jogo realizado em Belém, no Pará. A partida registrou um momento histórico para o futebol.
O quarto gol da seleção foi marcado por Neymar, que chegou 79 gols com a amarelinha e superou o Rei Pelé, que tinha 77. Ele comemorou dando socos no ar, imitando gesto de Pelé. Nos cálculos da CBF, faltam 17 gols para recorde.
O Brasil não teve dificuldade para vencer a seleção boliviana no Estádio Mangueirão, em Belém. Os gols foram marcados por Rodrygo, duas vezes, aos 23 do primeiro tempo e aos 7 do segundo tempo, também balançaram as redes, Neymar, duas vezes e um do Raphinha, no início do segundo tempo.
Na avalição de comentaristas, a Seleção venceu e convenceu na estreia das Eliminatórias, mantendo uma ótima atuação durante toda a partida. O jogo teve mais de 43 mil pagantes e uma renda superior a R$ 10 milhões.
Neymar na Seleção
Neymar havia se igualado a Pelé em gols pela Seleção diante da Croácia, nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar, em dezembro de 2022. O feito, porém, acabou ofuscado pela eliminação brasileira nos pênaltis.
Atualmente com 31 anos, Neymar atuou 125 vezes pela Seleção principal, o que dá uma média de 0,62 gol por confronto nos critérios da Fifa. Já Pelé precisou de bem menos tempo para atingir essa marca. O Rei atuou em 91 oportunidades, tendo média de 0,84 gol por jogo.
Na Seleção desde 2010, Neymar marcou seu primeiro gol logo na estreia, em amistoso contra os Estados Unidos. O ano em que ele mais balançou as redes com a amarelinha foi em 2014, quando anotou 15 vezes em 14 partidas.
Neymar deixa Pelé para trás e se torna o maior artilheiro da seleção brasileira em jogos oficiais:
1) Neymar: 79
2) Pelé: 77
3) Ronaldo: 62
4) Romário: 55
5) Zico: 48
O próximo jogo do Brasil pelas eliminatórias é contra o Peru, na terça-feira (12).
Leia também| Cearense é destaque na estreia da Seleção no mundial de basquete master feminino