Ícone do site Portal GCMAIS

Com 95% dos votos a favor, sócios do Fortaleza aprovam criação de SAF

Fortaleza se torna uma Sociedade Anônima do Futebol

Fortaleza/Divulgação

Este dia 23 de setembro de 2023 entrou para a história do Fortaleza Esporte Clube que inicia uma nova era no esporte. Isso porque o time reuniu Sócios torcedores e Sócios Proprietários para a votação da mais nova Sociedade Anônima do Futebol, SAF, neste sábado (23). Os sócios foram convocados pela Mesa Diretora do Conselho Deliberativo para a Assembleia Geral Extraordinária que altera o Estatuto Social do Clube e para criação do Fortaleza EC SAF.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ao todo, 5.017 sócios e sócias estavam aptos a votar. Mas o número de torcedores presentes foi de 1.256. Os sócios votaram das 8h30 às 15h e a movimentação foi intensa na sede do Clube. Para a votação, o Fortaleza contou com o suporte do Tribunal Regional Eleitoral. Foram utilizadas urnas eletrônicas, divididas em quatro seções eleitorais.

O público apto a votar tinha que escolher a opção 1 para SIM e a opção 3 para NÃO. Ao término da votação houve um pronunciamento sobre a apuração dos votos e o resultado final. 95,14% dos torcedores presentes votaram a favor da mudança de modelo de gestão do clube cearense. Foram 1.195 votos a favor do SAF e 57 contra. Um torcedor votou branco e outros 3 optaram pelo voto nulo.

O que muda com o SAF?

Publicidade

O clube agora tem a possibilidade de receber investimentos externos, seguindo o mesmo modelo que já é adotado por outros times como Botafogo, Cruzeiro e Vasco. Mas apesar dessa possibilidade, o Leão vai ter um projeto diferenciado, é que a associação manterá o controle majoritário da SAF. Deste modo, toda venda não deve ser efetuado em curto prazo, é que a votação torna difícil qualquer venda de controle do clube.

Com a aprovação o Fortaleza será controlado pelo próprio clube, sem nenhuma pretenção de venda no momento. E como previsto no novo estatuto que indica que: “I – O Fortaleza deverá, obrigatoriamente, manter o controle societário da empresa, salvo em caso de expressa autorização da Assembleia Geral”.

Também consta no estatuto que o “poder de veto da associação, independentemente da quantidade de ações na SAF, nas questões que envolvam nome, marca, símbolos, sede e patrimônio imobiliário”.

Sobre o SAF

A sigla SAF significa Sociedade Anônima do Futebol (SAF) que é um novo mecanismo no futebol brasileiro para transformar os clubes em um tipo de empresa, abrindo capital e permitindo venda de ações na bolsa de valores. Esse sistema existe no país deste 2021 quando foi devidamente oficializado no dia 6 de agosto de 2021, via Lei 14.193/2021, que estimula a migração dos times, a maioria sendo associação civil sem fins lucrativos, para o modelo de SAF.

Ao se tornar uma associação sem fins lucrativos, o Fortaleza fica isento de impostos específicos cobrados pelo Governo. Seguindo o ponto de vista tributário, esse sistema é neutro, e não há aumento de carga tributária.

A Sociedade Anônima do Futebol terá uma cisão do Departamento de Futebol, sendo autorizada a transferência de bens, direitos e obrigações relacionadas ao futebol para a SAF, dentro dos trâmites previstos e que constam no estatuto específico.

Como fica o Fortaleza?

Após a votação de hoje será criado ainda um Comitê de Administração da SAF, com cinco membros, que serão responsáveis por gerenciar a empresa de futebol.

Esse mesmo grupo vai eleger também o profissional que ocupará o cargo de Chief Executive Officer (CEO). Neste caso, Marcelo Paz deve ocupar o cargo, em uma função remunerada, e será funcionário da empresa, ficando sob sua responsabilidade gerenciar todas as ações do futebol profissional, das categorias de base e ainda futebol feminino.

>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Leia também | Ainda sonhando com acesso, Ceará enfrenta a Chape fora de casa

Sair da versão mobile