Torcedores de organizadas do Fortaleza Esporte Clube entraram em confronto novamente, desta vez, em frente à sede do clube na noite desta sexta-feira (29). A briga ocorreu após uma reunião entre líderes das torcidas TUF e JGT com o presidente Marcelo Paz e outros membros da diretoria para tentar selar um acordo de paz e evitar casos de violência como o que ocorreu nas arquibancadas da Neo Química Arena, em São Paulo no jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana.
Entretanto, ao fim da reunião, integrantes da Torcida Irmandade Tricolor (antiga Jovem Garra Tricolor) foram surpreendidos por membros da Torcida Unida do Fortaleza (antiga Torcida Uniformizada do Fortaleza) ao sair pelo portão da frente da sede do Fortaleza.
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que um grupo de torcedores deixa a recepção pelo portão. Instantes depois eles são atacados por vários homens que trocam socos e pontapés. Pelo menos três teriam ficado gravemente feridos e teriam sido encaminhados para unidades de saúde.
A Polícia Militar do Ceará, com apoio da Polícia Civil, prendeu três suspeitos de participação num confronto entre torcidas organizadas em frente à sede do Fortaleza Esporte Clube, localizada no Pici. Com o trio foram apreendidas duas armas de fogo do tipo revólver calibre 38 e 26 munições do mesmo calibre.
Após a ocorrência, equipes da Polícia Militar e Polícia Civil foram ao local do fato, coletaram informações sobre os suspeitos, acessaram as imagens do circuito de câmeras do local e saíram em diligência. Um trio suspeito de participação no crime foi localizado na sede da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF), no bairro Benfica. Indagado sobre o episódio, nenhum deles assumiu a participação. No local em que estavam, porém, foram encontrados dois revólveres calibre 38 e 26 munições do mesmo calibre.
Mateus de Sousa Matos, 32, Davi da Silva Moreira, 24, e Francisco Allef de Assis Paulo, 28, foram conduzidos ao 34º Distrito Policial, onde foi feito procedimento com fundamento no art. 16 do Estatuto do Desarmamento.
Torcedores brigam entre si antes de jogo contra Corinthians
Integrantes das duas maiores torcidas organizadas do Fortaleza protagonizaram uma briga generalizada no setor das arquibancadas reservado a elas na Neo Química Arena antes da partida de ida da semifinal da Copa Sul-Americana contra o Corinthians, na noite desta terça-feira (26).
Em vídeos divulgados nas redes sociais é possível observar membros da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) e da Jovem Garra Tricolor (JGT) trocando socos e pontapés. Em jogos na Arena Castelão, as duas torcidas costumam ficar em lados opostos do estádio. Ambas possuem histórico de rivalidade e já se envolveram em outras confusões.
Enquanto os torcedores do Leão se agrediam, os fãs do Timão presentes na Neo Química Arena se aproveitavam da situação para proferir xingamentos direcionados aos que participavam da confusão. A polícia do estado de São Paulo conteve a briga e o jogo começou normalmente.
Fortaleza e Corinthians disputam em dois jogos uma vaga para a grande final da Copa Sul-Americana de 2023. O jogo da volta está marcado para a próxima terça-feira , 3 de outubro, também às 21h30, na Arena Castelão.
TUF e JGT proibidas de entrar com materiais no Castelão
A Polícia Militar suspendeu por dois jogos a utilização e a instalação de materiais da Torcida Irmandade Tricolor (antiga Jovem Garra Tricolor) e Torcida Unida do Fortaleza (antiga Torcida Uniformizada do Fortaleza). A decisão ocorreu após pedido do Ministério Público do Estado do Ceará diante do episódio da briga envolvendo integrantes das duas organizadas na partida de ida da semifinal da Copa Sul-Americana, contra o Corinthians, na última terça (26).
A suspensão já é válida para os dois próximos compromissos do Leão: contra o Grêmio, na Série A, neste sábado (30), e contra o mesmo Corinthians, no jogo de volta da semifinal da Sul-Americana, na terça-feira (3). Com isso, os dois grupos de torcedores ficam proibidos de levarem qualquer artefato, desde faixas, bandeiras, mastros até as tradicionais baterias, que ditam o ritmo nas arquibancadas.
Em relação ao mosaico, apenas TUF e JGT estão desautorizados. Dessa forma, a atual medida não engloba outras agremiações e nem a Equipe Mosaico.
Leia também | Torcida entoa cânticos homofóbicos durante jogo do Fortaleza no PV
>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<