Leão acumula conquistas e feitos inéditos, além de já ter quebrado diversos tabus neste ano e nas últimas temporadas
Veja a trajetória do Fortaleza até chegar à final da Copa Sul-Americana de 2023
Os últimos anos do Fortaleza têm sido de ascensão notória no cenário nacional e internacional do futebol. Desde 2017, quando saiu da amargura da Série C do Campeonato Brasileiro, o Leão acumula uma trajetória de conquistas e feitos inéditos, além de já ter quebrado diversos tabus e agora chega a uma final inédita de Sul-Americana.
Tendo à frente Marcelo Paz, como um presidente com experiência de gestão com foco em resultados, o Leão do Pici vai fazendo história a cada ano. A mais recente marca inédita é a chegada à final da Copa Sul-Americana para a disputa da taça do torneio continental contra a LDU, do Equador. O jogo está marcado para as 17h deste sábado (28) e mobilizou torcedores de todos os lugares do Ceará e até de outros estados para acompanhar a grande decisão.
Seja de avião, em caravanas de ônibus, carro e até de motocicleta, todos os caminhos levam a Maldonado, no Uruguai, mais precisamente para o Estádio Domingo Burgueño. Para quem ficou na capital cearense, as opções para assistir à transmissão da partida mais importante da história do clube se multiplicaram sobremaneira. Bares, restaurantes, ruas, anfiteatros e os mais diversos espaços e estabelecimentos anunciaram a colocação de telões para que nenhum tricolor fique sem acompanhar a decisão.
Trajetória do Fortaleza na Copa Sul-Americana
O Leão caiu no Grupo H da primeira fase. Os adversários eram: San Lorenzo, Palestino e Estudiantes de Mérida. Com cinco vitórias e uma derrota (o Leão perdeu para o Estudiantes na quinta rodada), o time cearense fez uma campanha quase perfeita. Foram 17 gols marcados (segundo melhor ataque) e apenas cinco sofridos. Os jogos:
Fortaleza 4 x 0 Palestino
San Lorenzo 0 x 2 Fortaleza
Fortaleza 6 x 1 Estudiantes de Mérida
Fortaleza 3 x 2 San Lorenzo
Estudiantes de Mérida 1 x 0 Fortaleza
Palestino 1 x 2 Fortaleza
Oitavas de final
Como passou em 1° do grupo, o Laion não precisou disputar os playoffs com quem vinha da Libertadores. Com isso, esperou o seu adversário ser definido entre Libertad e Tigre. Com o avanço dos paraguaios, o Leão fez o primeiro jogo das oitavas fora de casa. Com brilho de Guilherme e finalização precisa de Zé Welison, o Tricolor venceu por 1 a 0 no Paraguai, resultado que seria importantíssimo para o jogo de volta.
Na Arena Castelão, estádio lotado para receber o que poderia ser uma classificação inédita às quartas de final do torneio internacional. O empate em 1 a 1 teve emoção até o fim. O Libertad saiu na frente e o Tricolor pressionou. Aos 45, Marinho acertou um belíssimo chute na cobrança de falta, empatou a partida e levou o time cearense à fase seguinte da disputa.
Quartas de final
O Fortaleza não teve dificuldades para superar o América-MG nas quartas de final da Sula. Com duas vitórias América-MG 1 x 3 Fortaleza e Fortaleza 2 x 1 América-MG, o Leão garantiu vaga nas semifinais onde enfrentaria o Corinthians.
Semifinal
Enfrentando um adversário tradicional, o Fortaleza conseguiu segurar o ímpeto do Timão jogando em sua casa na Neo Química Arena lotada e trouxe o resultado de 1 a 1 para o Castelão o que deixou a vaga para a final totalmente em aberto. No jogo da volta, com um Castelão abarrotado com mais de 60 mil presentes, o Leão se impôs e venceu por 2 a 0, garantindo a vaga inédita para final da Sul-Americana.
Pentacampeonato cearense
Apesar de não ter ido muito longe na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste o Leão conseguiu mais um feito inédito em sua história centenária: se sagrar pentacampeão estadual e ainda diante do seu maior rival, o Ceará ao empatar em 2 a 2 após estar perdendo por 2 a 0. Nos últimos sete anos, o clube vem se mostrando cada vez mais forte e competitivo enfrentando adversários tradicionais de igual para igual e muitas vezes sendo inclusive bem superior. Veja as conquistas do Tricolor nas últimas sete temporadas:
- 2017: Vice-campeão da Série C
- 2018: Campeão da Série B
- 2019: Campeão da Copa do Nordeste e do Cearense
- 2020: Bicampeão Cearense
- 2021: Tricampeão Cearense, G-4 da Série A (inédito) e semifinais da Copa do Brasil (inédito)
- 2022: Campeão da Copa do Nordeste e Tetracampeão Cearense
- 2023: Pentacampeão Cearense e Final da Copa Sul-Americana
Leia também |Fortaleza volta a vencer o América-MG e vai às semifinais da Sul-Americana pela 1ª vez na história
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.