A prova do Ironman foi disputada na Beira Mar de Fortaleza, neste domingo (19), com os resultados indicando participantes à edição mundial.
Atletas de 22 países competiram no Ironman neste domingo (19); confira os resultados
A 8ª edição do Ironman em Fortaleza aconteceu neste domingo (19), reunindo mais de mil atletas de 22 países diferentes. O evento iniciou no começo da manhã, com largada e chegada na Avenida Beira Mar. Foram 1,9 km de natação, 90,1 km de ciclismo até São Gonçalo do Amarante e 21,1 km de corrida.
Nos resultados, o pódio acabou sendo ocupado, em maior parte, pelos atletas estrangeiros: na divisão masculina, o primeiro lugar ficou com Marten Van Riel, da Bélgica, que terminou a prova em 3h43min57seg; seguido pelo espanhol Antonio Benito Lopes (3h47min17seg); e depois pelo brasileiro André Lopes (3h50min31seg).
Na divisão feminina, figurou em primeiro a australiana Ellie Salthouse (4h16min34seg); seguida pela portuguesa Raquel Rocha (4h29min07seg); e a norte-americana Raquel Olson (4h33min06seg). Na divisão feminina, a brasileira com a melhor colocação apareceu em quinto lugar: Mariana Andrade, com tempo de 4h38min52seg.
Leia também | Brasil tem 31 medalhas nas disputas iniciais do Parapan, no Chile
Com os resultados da edição deste ano, em Fortaleza, foram classificados atletas para a competição mundial do Ironman, que acontecerá na Nova Zelândia. Os organizadores estimam um impacto econômico de cerca de R$ 12 milhões na economia local, abrangendo setores como hotelaria, transporte e alimentação. Na edição anterior, em 2022, o evento movimentou mais de R$ 11 milhões.
O percurso deste ano foi o mesmo do de 2022. A prova começou com natação, em uma volta de 1,9 km na Praia de Iracema, entre os espigões da João Cordeiro e Rui Barbosa. O ciclismo contou com uma volta de 90 km, sendo uma ida de 45 km e uma volta com a mesma distância, na rodovia CE-085. Para finalizar, chegando aos resultados, os 21,1 km de corrida do Ironman foram cumpridos em três votas na Avenida Beira Mar.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O evento contou com participação de 17 atletas da Rede Cuca, da Prefeitura de Fortaleza. Conforme o vice-prefeito Élcio Batista (PSDB), que prestigiou a competição, essa participação integra uma política municipal de incentivo ao esporte. “Dentro dos investimentos de juventude realizados pela Prefeitura, o esporte recebe atenção especial, justamente porque acreditamos que através do esporte as pessoas podem ter uma disciplina, ter valores importantes para a convivência social. O esporte contribui para a saúde mental e física e também é um caminho, para formar atletas profissionais.”
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.