Ícone do site Portal GCMAIS

Documentário “Amilton Melo – ídolo de todos” será exibido no Cine Ceará

Documentário "Amilton Melo – ídolo de todos" será exibido no Cine Ceará

Foto: Divulgação

O documentário “Amilton Melo – ídolo de todos” é um dos longas classificados para a Mostra Olhar do Ceará, do 33º Cine Ceará e será exibido às 14 horas do dia 27 de novembro, no Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Na ocasião, haverá ainda um bate-papo dos realizadores do longa com o público, logo após a exibição.

O filme também integra outra mostra, a Itaú Cultural Play, com exibição online pela plataforma durante a realização do festival cinematográfico cearense.

O filme narra a trajetória do meio-campista, apontado com frequência como um dos maiores jogadores cearenses de todos os tempos. Em seu currículo estão triunfos no Ferroviário, no Fortaleza e no Ceará, em uma carreira futebolística que durou nove anos. O longa tem direção do jornalista Ciro Câmara e do documentarista Vinicius Augusto Bozzo, em produção da Sinfonia Filmes e TV Verdes Mares, em associação com a MT Vídeo Produções.

“Amilton Melo – ídolo de todos” é baseado na autobiografia do ex-jogador. Entre os entrevistados, alguns destaques são o cantor e compositor Raimundo Fagner, os ex-jogadores Zico, Sérgio Rêdes, Edmar Araújo e Marco Aurélio, os dirigentes Marcelo Paz, Evandro Leitão, Renan Vieira e Castelo Camurça, o pesquisador Evandro Ferreira Gomes e cronistas como Tom Barros, Wilton Bezerra e Júlio Sales, além de familiares de Amilton.

A trama também explora assuntos para além da carreira do atleta, tratando ainda sobre o esporte na década de 1970 e as diversas facetas de Amilton pós-futebol, incluindo sua morte, em 1997.

Publicidade

Trajetória de Amilton Melo, estrela do documentário

Nascido no distrito de Sucesso, em Tamboril, em 1949, Amilton Melo chegou em Fortaleza ainda criança. Iniciou os bate-bolas nas ruas do Parque Araxá e, em pouco tempo, já despontava como promessa no futebol de salão. A passagem para o campo foi natural. Mesmo como juvenil, disputou partidas oficiais pelo Guarany de Sobral e América em 1967. Em uma delas, a preliminar de um amistoso do Fluminense no PV, fisgou as atenções de ninguém menos que Telê Santana, treinador do Tricolor.

Foram dois anos pelo Fluminense e o retorno ao Ceará para assinar contrato com o Ferroviário, em 1970. Foi campeão pelo Tubarão naquele ano. Depois de três anos na Barra do Ceará – com breve passagem pelo Atlético Mineiro – assinou com o Fortaleza. Integrou o time bicampeão estadual em 1974, quando formou o histórico Quadrado de Ouro. Em 1977, deixou o Pici e rumou para Porangabuçu, onde foi peça importante no time tetracampeão cearense em 1978. Descontente por não ter o contrato renovado imediatamente, encerrou a carreira poucos meses após o título, tendo experimentado breve retorno aos gramados em 1990, pelo Calouros do Ar. Amilton atuou ainda nos ramos de construção civil, bancário, como comentarista de rádio e TV, e também como cantor e compositor.

Serviço
Exibição de “Amilton Melo – ídolo de todos” no Cine Ceará
Data: 27/11/2023
Hora: 14h
Local: Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema).
Saiba mais: amiltonmelo.com.br

Leia também | Em jogo marcado por briga de torcidas, Brasil perde para a Argentina no Maracanã

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile