A Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Fortaleza tem pendente apenas a efetivação do CNPJ para começar a atuar, o que poderá acontecer até a semana que vem. A partir disso, o setor de futebol do clube cearense passará a ser administrada pela SAF.
A expectativa é de que a primeira medida, a partir da implementação da Sociedade Anônima de Futebol, será a nomeação do atual presidente do time, Marcelo Paz, como o CEO de futebol, devendo ela renunciar ao cargo atual para isso. Paz havia publicado, após a partida disputada contra o Santos, que fica à disposição do conselho de administração da SAF.
Haverá modificações no organograma, dentro do Fortaleza, incluindo mudanças em alguns dos cargos hoje existentes. Um desses casos diz respeito à presidência da instituição, que estará responsável pelo patrimônio físico do Fortaleza, enquanto a parte institucional estará a cargo de Alex Santiago.
A SAF foi aprovada em 23 de setembro pelos sócios do clube, tendo recebido 95% dos votos. A medida tem como um dos objetivos abrir portas de negócios e, em consequência, elevar a arrecadação de verbas.
Desempenho
A formação da SAF se dá em meio a um momento de resultados positivos para o Tricolor: no último domingo (3), o time conquistou uma vitória crucial diante do Goiás, assegurando sua participação na Copa Sul-Americana de 2024 ao atingir a marca de 51 pontos no Campeonato Brasileiro, o Brasileirão. Com a 10ª posição na competição, esta é a quinta vez na história dos pontos corridos que o Leão do Pici ultrapassa os 50 pontos.
A trajetória do Fortaleza nas últimas temporadas tem sido marcada por desempenhos consistentes, consolidando o clube como presença constante em competições internacionais. Das cinco campanhas notáveis, apenas em 2005 o Tricolor de Aço não obteve a classificação para um torneio internacional, apesar de alcançar 55 pontos em 42 partidas.
Leia também | Marcelo Paz se despede da presidência do Fortaleza e diz que fica à disposição da SAF
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<