Ícone do site Portal GCMAIS

Mais de 5 mil competidores vão às ruas de Fortaleza neste domingo com a Corrida Unifor

Corrida de rua da Unifor reúne 5 mil pessoas

Foto: Ares Soares/Unifor

A 29ª edição da Corrida Unifor, reuniu na manhã deste domingo(10), mais de 5 mil competidores no campus da Universidade de Fortaleza para disputar as provas de 5km, 10km, 21km, e uma categoria especial para Pessoas com Deficiência (PCD). A edição deste ano marcou o encerramento das comemorações dos 50 anos da instituição.

O primeiro a cruzar a linha de chegada foi o André Carlos Sousa Sales, do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, que participou da prova de 5km, já a Karine Paiva Colares levou o primeiro lugar entre as mulheres.

André comemorou a vitória, “Fico feliz em vencer a Corrida Unifor. É uma prova de nível nacional organizada por uma instituição que é referência. Cheguei a fazer alguns treinos na universidade e, como bom cearense, me desafiei a participar dessa edição da corrida e, graças a Deus, saí vencedor. Parabenizo a Unifor pelos 50 anos e a organização pela prova”, destacou o atleta vencedor.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

E a corrida foi cheia de emoções, na prova de 10km os competidores contaram com a ilustre presença de Marílson dos Santos, tricampeão da Corrida de São Silvestre e duas vezes vencedor da Maratona de Nova York. E a vitória no masculino ficou com Valdison das Neves Silva. Entre as mulheres, teve bicampeonato da etapa com a atleta da Unifor, Pedrina Silva Vieira, que repetiu o sucesso de 2022.

O Embaixador da Corrida Unifor, Marílson dos Santos confessou sua admiração pela corrida e declarou que pretende retornar.

Publicidade

“Pude acompanhar toda a organização da prova e garanto que hoje tivemos uma prova maravilhosa, que não deve nada para outras competições que disputei no Brasil e no exterior. Ao longo do percurso o clima foi de muita descontração e amizade entre os competidores. Pretendo voltar mais vezes, principalmente nesse novo momento da minha vida, deixando o cronômetro de lado e não se preocupando com marca ou com as primeiras posições. Pude me divertir em Fortaleza nesta manhã”, disse um dos maiores ídolos do atletismo brasileiro.

O atleta, inclusive, foi lembrado pelo grande vencedor da inédita meia-maratona, Joílson Bernardo da Silva. “A Corrida Unifor tem um significado especial. Lembro de grandes atletas que participaram do evento desde a década de 1990 e hoje pude colocar meu nome na história e me sagrar campeão da primeira meia-maratona. Uma vitória que tem um significado ainda maior ao saber que Marílson dos Santos está acompanhando tudo de perto, algo que é muito especial, pois é um grande ídolo para mim e para vários outros competidores”.

Outra notável atleta que participou da corrida foi Aline Prudêncio de Freitas, a Aline Pru Pru. Ela já está recuperada de uma lesão que quase a impediu de participar da etapa. Vale lembrar que Aline foi a primeira mulher a vencer a prova de 21km para mulheres.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Corrida da Inclusão

E uma das características da 29ª Corrida Unifor foi a diversidade e inclusão, temas centrais desta edição e que refletem todo um legado e a contribuição da instituição para a comunidade ao longo de suas cinco décadas de existência.

“A Unifor é pioneira em corrida de rua em Fortaleza e no Estado do Ceará. Uma edição como essa, que marca os 50 anos com provas emocionantes e uma inédita categoria de 21km, é também a edição que ficará para a história pela inclusão. Foram mais de 700 competidores nas seis baterias voltadas para o público PCD, sendo um dos certames mais importantes do Brasil quando o assunto é inclusão, saúde e bem-estar. Para a Unifor, isso reverbera de forma muito positiva, porque se entrelaça também com nossa missão, que ‘Ensinando e aprendendo’”, disse a vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária, Adriana Helena Santos,.

Os competidores PCD contaram com total acessibilidade, desde a isenção da taxa de inscrição ao regulamento em braille, uma forma de reforçar ainda mais o compromisso social e o princípio da corrida em prol da inclusão. A edição deste ano contou com seis categorias específicas para PCD, a saber: Deficiente Visual, Deficiente Físico, Deficiente Auditivo, Deficiente Intelectual, Deficiências Múltiplas e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Quem deu a largada da Corrida Unifor, foi a primeira dama do Estado do Ceará, Lia Freitas, para os mais de 700 competidores e reforçou em sua fala o importante papel desempenhado pela Universidade na sociedade cearense.

“Essa iniciativa da Unifor é louvável, não só nas comemorações de 50 anos, mas por tudo o que ela já fez ao longo de toda sua história dedicada à filantropia para o Estado do Ceará e para a Capital, com serviços de saúde, além trabalhos de extensão importantes para nossa população e para pessoas com deficiência. Trazer uma oportunidade para essas pessoas saírem de casa e ter um momento de superação e convivência um com os outros mostram a ousadia e o protagonismo da Unifor, bem como o exemplo que a instituição é para o Governo do Estado”, concluiu Lia Freitas.

Leia também |Entrega de kits da Corrida Unifor começa na tarde desta quinta-feira (7)

 

Sair da versão mobile