Ícone do site Portal GCMAIS

Dimas Filgueiras, ídolo do Ceará, morre aos 79 anos

Dimas Filgueiras, ídolo do Ceará, morre aos 79 anos

Foto: Reprodução

Dimas Filgueiras, ex-jogador e treinador do Ceará, faleceu aos 79 anos, nesta sexta-feira (22). A notícia foi compartilhada por sua filha, Vânia Filgueiras, em uma rede social. A causa do óbito, assim como informações sobre velório e enterro, ainda não foram divulgadas.

Há cerca de quatro semanas, Vânia compartilhou um vídeo que mostrava Dimas Filgueiras saindo do hospital. “Finalmente em casa! 1 ano e 10 meses depois. Deus é bom o tempo todo”, escreveu a filha do ídolo do Ceará.

Dimas Filgueiras, carinhosamente conhecido como o ‘Soldado Alvinegro’, é uma lenda no cenário futebolístico cearense. Sua história no Ceará se estende por mais de quatro décadas, tendo disputado mais de 600 jogos como jogador e técnico. O carioca de 79 anos chegou a Fortaleza em 1971 para integrar o Fortaleza, mas em 1972 transferiu-se para o Ceará, clube pelo qual atuou até 1976, ano em que encerrou sua carreira como jogador.

Mesmo após pendurar as chuteiras, Dimas continuou a se dedicar ao Alvinegro em diversas funções, sendo frequentemente chamado para assumir o comando técnico de forma interina. O legado de Dimas vai além das estatísticas impressionantes, pois ele é recordista como técnico com mais partidas na história do Ceará, acumulando 504 jogos, sendo 239 vitórias, 152 empates e 109 derrotas.

Publicidade

Além dos títulos estaduais, Dimas Filgueiras é o único treinador do Ceará a conquistar duas classificações para competições internacionais, na Copa Conmebol de 1995 e na Copa Sul-Americana de 2011. Sua trajetória é imortalizada não apenas pelos números expressivos, mas também pelo amor e dedicação ao clube que o tornaram uma figura inesquecível para a torcida alvinegra.

Leia também | Ceará anuncia criação de um Portal da Transparência das contas do clube

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile