ESPORTE E JUVENTUDE

Nas Ondas de Jeri: projeto ensina esportes aquáticos a crianças de Jericoacoara

O foco do projeto “Nas ondas de Jeri” são as crianças alunas da Rede Pública de Jijoca, entre 6 e 12 anos

Compartilhe:
29 de dezembro de 2023
Bruno Balacó

Em Jericoacoara, um dos principais destinos turísticos do Ceará e do nordeste brasileiro, um projeto social ensina, para pequenos cidadãos, a prática do surf. É o projeto “Nas ondas de Jeri”, iniciativa das escolas de surf, em parceria com a prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, com apoio da iniciativa privada local.

Nas Ondas de Jeri: projeto ensina esportes aquáticos a crianças de Jericoacoara
Foto: Divulgação

O foco do projeto “Nas ondas de Jeri”, com aulas de surf, são as crianças alunas da Rede Pública de Jijoca, entre 6 e 12 anos. Além disso, crianças de municípios vizinhos, como Cruz e de idades próximas, mais novos e mais velhos também participam. Um dos requisitos é estar com frequência adequada e manter boas notas.

“Tudo começou com essa vontade da prefeitura de fazer um projeto esportivo para as crianças de Jeri. Quando entraram em contato comigo, minha única condição foi que incluíssemos os esportes aquáticos. Algo que saísse do comum, que era sempre o futebol, que conectasse as crianças com o mar”, explica o fundador do projeto, Mário Nascimento.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Natural do Rio de Janeiro, o Mário Carioca, como é conhecido por todos, é dono de uma escola de surf e responsável pelo projeto. De acordo com ele, no início, eram 30 alunos, com 12 instrutores, cedidos pelas outras escolas. Hoje, 11 meses depois, são contempladas, todos os domingos, 140 crianças.

“Com o projeto acontecendo, outras pessoas começaram a apoiar também. São pousadas que doam o café da manhã da criançada, escolas doam as pranchas, surfistas e atletas começam a ser instrutores, empreendimentos destinam patrocínio para compra de equipamentos, e assim vamos nos desenvolvendo e estruturando algo cada vez maior”, explica.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Entre os instrutores, um talento de 16 anos: Jamile da Silva Araújo. Ela é campeã cearense de longboard surf. Aprendeu o esporte com os outros surfistas que frequentam a praia e hoje ensina as crianças, que são os futuros atletas. “É muito gratificante para mim ensinar as crianças e saber que elas também podem ter a mesma oportunidade que eu, de estar competindo e representando o nosso município, Jijoca de Jericoacoara”, diz Jamile.

Além das aulas de surf e outros esportes aquáticos, as crianças também têm acesso a recreação e atividades lúdicas na areia.

Leia também | Geraldo Luciano renuncia a cargo no Conselho da SAF do Fortaleza

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.