Ícone do site Portal GCMAIS

Piloto Gil de Ferran morre aos 56 anos durante teste de carro nos Estados Unidos

Piloto Gil de Ferran morre aos 56 anos durante teste de carro nos Estados Unidos

Imagem: Getty Images

Morreu na tarde desta sexta-feira (29), aos 56 anos, o piloto Gil de Ferran. Ele sofreu uma parada cardíaca enquanto dirigia em um clube privado de automobilismo em Opa-locka, na Flórida (EUA), chegou a ser socorrido e levado para um hospital da região, mas não resistiu. Gil estava testando um carro no circuito privado The Concours, quando se sentiu mal e parou na entrada dos boxes.

Vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em 2003, também conquistou a Fórmula 3 Inglesa e foi bicampeão da CART (atual IndyCar Series).

Vida e carreira

Apesar de ter nascido em Paris, na França, Gil de Ferran se considerava brasileiro. Filho de Lua de Ferran, engenheiro da Ford que criou o Ecospot, foi morar no Brasil aos quatro anos. Como a maioria de outros pilotos, começou a carreira no kart, onde conquistou títulos como o Brasileiro de 87.

Abandonou o curso de engenharia no terceiro ano para tentar a sorte no automobilismo na Europa. Atuaou na Fórmula 3000 entre 1993 e 1994.

Nos finais dos anos 80 e início dos anos 90, Gil de Ferran experimentou sucesso nas competições da Fórmula 3 Britânica e na Fórmula 3 Internacional 3000, levando-o a testar com a equipe Arrows para uma possível participação na Fórmula 1. Contudo, suas chances foram abruptamente interrompidas quando sofreu um acidente, caindo de cabeça próximo ao motorhome.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Diante da ausência de oportunidades na Fórmula 1, Gil migrou para a Fórmula Indy, onde construiu uma notável trajetória de sucesso na categoria. Em 1995, alcançou a vitória na última corrida da temporada em Laguna Seca, sendo agraciado com o prêmio de novato do ano pela Hall/VDS.

No ano de 1997, firmou contrato com a Walker Racing e, já em seu primeiro ano, conquistou a posição de vice-campeão. Seu desempenho consistente na equipe, apesar do número limitado de vitórias, lhe garantiu um acordo com a renomada Penske, que contava com o compatriota Helio Castroneves.

Na temporada inaugural de 2000, Gil de Ferran conquistou o título de campeão da Fórmula Indy. No ano subsequente, alcançou o bicampeonato pela equipe e obteve a segunda posição nas 500 milhas de Indianápolis.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Nota da Confederação Brasileira de Automobilismo

A Confederação Brasileira de Automobilismo recebe com profunda tristeza a notícia do falecimento, nos Estados Unidos, do piloto brasileiro Gil de Ferran, na tarde desta sexta-feira, 29.

Aos 56 anos, completados no dia 11 de novembro, Gil foi vítima de um enfarto em um clube privado de automobilismo, localizado em Opa Locka, na Flórida. Socorrido prontamente, foi levado para um hospital da região, mas não resistiu.

Gil de Ferran brilhou nas pistas brasileiras e internacionais, com destaque para o título inglês de Fórmula 3, o bicampeonato na Indy (sob a bandeira CART) e a vitória na Indy 500 de 2003. Venceu também como piloto e dono de equipe no Endurance estadunidense. Atualmente, atuava na equipe McLaren como um de seus diretores.

Em meu nome e de toda a família CBA, rogamos a Deus para que receba nosso irmão com todas as glórias e ampare sua família, amigos e milhões de fãs em todo o mundo.

Giovanni Guerra

Leia mais | Executivo da Stellantis garante mega investimento sem precedentes no Brasil

 

Sair da versão mobile