O ex-jogador de futebol e ex-técnico Mario Jorge Lobo Zagallo morreu aos 92 anos de idade. A informação foi divulgada na madrugada deste sábado (6) nas redes sociais da lenda do futebol.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas. Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa”, diz a nota.
Em agosto do ano passado, Zagallo chegou a ser internado no hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro para tratar uma infecção urinária. O ex-atleta também esteve internado outras vezes, recentemente. Em 2022, ficou 12 dias em um hospital para tratar uma infecção respiratória.
Títulos de Zagallo pela Seleção Brasileira
- Como jogador: Copa do Mundo (1958 e 1962); Taça do Atlântico (1960); Taça Oswaldo Cruz (1958, 1961 e 1962); Taça Bernardo O’Higgins (1959 e 1961); Copa Roca (1960 e 1963);
- Como técnico: Copa do Mundo (1970); Copa América (1997); Copa das Confederações (1997); Copa Roca (1971); Taça Independência (1972); Copa Umbro (1995); Pré-Olímpico (1996);
- Como coordenador técnico: Copa do Mundo (1994); Copa América (2004); e Copa das Confederações (2005).
Homenagem da CBF
Em 2022, o Museu Seleção Brasileira, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, inaugurou uma estátua de cera em homenagem a Zagallo. O evento contou com a presença do ex-futebolista e ex-companheiros de seleção, como Carlos Alberto Parreira e Américo Faria.
Inspirada na sua última passagem como técnico da Seleção Brasileira, a obra levou cerca de dois anos para ficar pronta e envolveu 26 artesãos. Pesando 30 kg, foi confeccionada pelo mesmo ateliê responsável pelas estátuas de Marta e Pelé, também expostas no museu.
Biografia
Mário Jorge Lobo Zagallo, mais conhecido como Zagallo, foi um jogador e treinador de futebol brasileiro. Ele nasceu em 9 de agosto de 1931 em Maceió, Brasil. Zagallo é amplamente reconhecido como uma das figuras mais bem-sucedidas e influentes na história do futebol brasileiro.
Zagallo teve uma carreira de sucesso como atacante, representando o Brasil em três Copas do Mundo: 1958, 1962 e 1966. Ele desempenhou um papel crucial na vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1958, quando conquistaram seu primeiro título. Ele também venceu a Copa do Mundo de 1962 e ganhou reputação por sua habilidade, criatividade e ética de trabalho em campo.
Após se aposentar como jogador, Zagallo fez a transição para a carreira de treinador e se tornou ainda mais renomado por suas conquistas. Ele treinou a seleção brasileira masculina na vitória da Copa do Mundo de 1970, uma equipe amplamente considerada uma das maiores na história do futebol. Essa equipe incluía jogadores lendários como Pelé, Jairzinho e Rivelino.
A carreira de treinador de Zagallo também incluiu passagens por vários clubes, incluindo Flamengo, Botafogo e Corinthians, entre outros. Ele era conhecido por sua habilidade tática e sua capacidade de inspirar e motivar os jogadores.
Uma das características distintivas de Zagallo era o uso de rituais supersticiosos durante as partidas, como usar as mesmas roupas e sentar no mesmo lugar. Ele também popularizou a frase “Vocês vão ter que me engolir”, desafiando de forma desafiante seus críticos durante sua carreira de treinador.
Leia também | CBF inaugura, no Rio, estátua em homenagem a Zagallo
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<