Ícone do site Portal GCMAIS

Zagallo, maior campeão da Copa do Mundo, morre aos 92 anos

Zagallo tem melhora de infecção urinária, mas sem previsão de alta

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O ex-jogador de futebol e ex-técnico Mario Jorge Lobo Zagallo morreu aos 92 anos de idade. A informação foi divulgada na madrugada deste sábado (6) nas redes sociais da lenda do futebol.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas. Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa”, diz a nota.

Em agosto do ano passado, Zagallo chegou a ser internado no hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro para tratar uma infecção urinária. O ex-atleta também esteve internado outras vezes, recentemente. Em 2022, ficou 12 dias em um hospital para tratar uma infecção respiratória.

Títulos de Zagallo pela Seleção Brasileira

Homenagem da CBF

Em 2022, o Museu Seleção Brasileira, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, inaugurou uma estátua de cera em homenagem a Zagallo. O evento contou com a presença do ex-futebolista e ex-companheiros de seleção, como Carlos Alberto Parreira e Américo Faria.

Publicidade

Inspirada na sua última passagem como técnico da Seleção Brasileira, a obra levou cerca de dois anos para ficar pronta e envolveu 26 artesãos. Pesando 30 kg, foi confeccionada pelo mesmo ateliê responsável pelas estátuas de Marta e Pelé, também expostas no museu.

Biografia

Mário Jorge Lobo Zagallo, mais conhecido como Zagallo, foi um jogador e treinador de futebol brasileiro. Ele nasceu em 9 de agosto de 1931 em Maceió, Brasil. Zagallo é amplamente reconhecido como uma das figuras mais bem-sucedidas e influentes na história do futebol brasileiro.

Zagallo teve uma carreira de sucesso como atacante, representando o Brasil em três Copas do Mundo: 1958, 1962 e 1966. Ele desempenhou um papel crucial na vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1958, quando conquistaram seu primeiro título. Ele também venceu a Copa do Mundo de 1962 e ganhou reputação por sua habilidade, criatividade e ética de trabalho em campo.

Após se aposentar como jogador, Zagallo fez a transição para a carreira de treinador e se tornou ainda mais renomado por suas conquistas. Ele treinou a seleção brasileira masculina na vitória da Copa do Mundo de 1970, uma equipe amplamente considerada uma das maiores na história do futebol. Essa equipe incluía jogadores lendários como Pelé, Jairzinho e Rivelino.

A carreira de treinador de Zagallo também incluiu passagens por vários clubes, incluindo Flamengo, Botafogo e Corinthians, entre outros. Ele era conhecido por sua habilidade tática e sua capacidade de inspirar e motivar os jogadores.

Uma das características distintivas de Zagallo era o uso de rituais supersticiosos durante as partidas, como usar as mesmas roupas e sentar no mesmo lugar. Ele também popularizou a frase “Vocês vão ter que me engolir”, desafiando de forma desafiante seus críticos durante sua carreira de treinador.

Leia também | CBF inaugura, no Rio, estátua em homenagem a Zagallo

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile