Ícone do site Portal GCMAIS

Clássico-Rei terá mais de 600 profissionais da segurança dentro e fora do Castelão

CBF marca Fortaleza x Vasco para 9 de novembro e jogo não choca com show de Ceatano e Bethânia

Foto: Reprodução

O Clássico-Rei deste sábado (6), em que Ceará e Fortaleza disputam a taça de campeão do Campeonato Cearense, terá a presença de 604 profissionais da segurança tanto dentro como fora da Arena Castelão, de acordo com esquema operacional montado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Leão e Vovô medem forças a partir das 16h40 em busca do título estadual da temporada de 2024.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Para atuar no Clássico-Rei, haverá a participação de profissionais das Forças de Segurança do Estado, dentre eles profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além das Coordenadorias Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS e dos setores de inteligência da Polícias Civil e Militar e da SSPDS.

As ações operacionais serão coordenadas pela Copol. Os trabalhos policiais contarão com o auxílio de 15 profissionais lotados nos setores de inteligência da SSPDS e Polícias Civil e Militar, que monitorarão ocorrências no intuito de identificar pessoas suspeitas de crimes. A operação começa a partir das 12h40. Na Arena Castelão, a bola começa a rolar às 16h40 e terá um público estimado de 52 mil torcedores. Após o jogo, a operação se estenderá até 2h ou mais, a depender da permanência dos torcedores na área externa.

Veja como vão atuar as forças de segurança no Clássico-Rei no Castelão:

Polícia Militar

A Polícia Militar definiu a participação de 510 homens e mulheres que reforçarão a segurança da partida por meio de equipes do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), do Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont), do Policiamento Ostensivo Geral (POG), além do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e da Assessoria de Inteligência (Asint) da PMCE. Desse número, 271 policiais militares atuarão internamente e 239 reforçarão externamente.

Publicidade

Polícia Civil

Já a Polícia Civil contará com 35 policiais civis entre delegados, escrivães e inspetores. O 13º Distrito Policial (DP), unidade da PCCE que fica na Av. Oliveira Paiva, 535 – Cidade dos Funcionários – funcionará em regime de plantão. Os policiais também estarão de serviço no Posto Avançado, que fica dentro da Arena Castelão.

Corpo de Bombeiros

Pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), serão mobilizados 30 profissionais. O reforço contará com viaturas de combate a incêndios e Batalhão de Socorro de Urgência.

Ciopaer

Por fim, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS manterá o patrulhamento aéreo, desde antes da partida começar, mantendo o serviço até o pós-jogo. Os sobrevoos têm por finalidade dispersar torcidas, identificar e sinalizar eventuais tumultos ou delitos. Ao todo, 13 profissionais, entre supervisores, pilotos, tripulantes, apoios solos e mecânicos, atuarão no evento.

Leia também | Drone do Fortaleza flagra câmera ‘espiã’ em prédio e Paz questiona: ‘A mando de quem?’

 

Sair da versão mobile