O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Ronaldo Piacente, rejeitou o pedido da Federação Cearense de Futebol (FCF) para que a partida entre Sport e Ceará aconteça com portões fechados aos torcedores. A entidade alegava falta de segurança no estado de Pernambuco para a realização do jogo.
Os times vão a campo nas quartas de final da Copa do Nordeste. A partida está marcada para acontecer na Arena de Pernambuco, no dia 10, às 21h30.
Piacente esclarece, no entanto, que o parecer pelo indeferimento ainda passará pelas mãos do auditor relator Felipe Bevilacqua, podendo ser aprovado ou não. As partes envolvidas no processo, o Ceará, Federação e o Sport, ainda não foram comunicados da decisão final do STJD, que está em formalização nos próximos dias.
Ronaldo Piacente também afirma ter ocorrido o que chamou de “ruído de entendimento” a respeito do ofício divulgado pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco sobre as demandas da FFCF.
No documento, o comandante geral da Polícia Militar, Ivanildo Torres, afirma ser possível garantir uma forte segurança no jogo, mas que não totalmente “absoluta ” como teria sido solicitada. Logo, o comandante recomendou, neste caso, a realização da partida de portões fechados na Arena de Pernambuco.
“Analisando o ofício enviado pelo comandante da PM-PE, a principio ele fala: nós temos toda logística, todo plano, a gente garante todo o planejamento de segurança. Ocorre que quando o relator do processo fala sobre uma segurança absoluta, absoluto não dá pra garantir”, conta o procurador-geral.
Em seguida Piacente acrescentou que “o comandante diz que tem a garantia da segurança, que vai enviar todos os reforços para fazê-la, que há efetivo. Então, opinei pelo indeferimento, porque se a polícia me dá garantia, como vou dizer não?”.
Partida Sport x Ceará
Depois de ter recebido a confirmação da CBF para jogar contra o Sport na Arena de Pernanbuco, o Ceará pediu o adiamento do jogo para o dia 20 de abril. A equipe sustenta o argumento da falta de segurança em uma partida realizada no local pelo Fortaleza.
Além disso, no dia 9 de abril, o Sport também será julgado no Pleno do STJD pelo atentado cometido contra o ônibus do Fortaleza, em 22 de fevereiro. O clube havia sido condenado a oito partidas de portões fechados, mas conseguiu obter um efeito suspensivo para a decisão.
Com isso, a equipe do Ceará espera conquistar por meio da adiamento que o Sport seja julgado e que a pena seja cumprida na final da Copa do Nordeste.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Copa do Nordeste: confira os confrontos das quartas de final