A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) informou, nesta terça-feira (21), que a Copa América agora deve contar com uma substituição extra para casos de lesão na cabeça. A mudança foi estabelecida no regulamento e deve passar a valer ainda este ano. Segundo a entidade, a medida será usada quando houver suspeita de traumatismo craniano e concussão cerebral de algum atleta.
>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Com essa decisão da Direção de Competições e Operações da Conmebol, as seleções passarão a ter direito a mais uma mudança além das cinco substituições por equipe autorizadas pelo regulamento. A troca foi acrescentada a fim de prezar pela saúde dos jogadores. Para fazer uso dessa medida, o árbitro principal ou o quarto árbitro deverá ser informado e um cartão rosa, diferente da cor para mudanças convencionais, será utilizado.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo o regulamento da Conmebol, quando se fizer uso de substituição por concussão cerebral, a equipe adversária terá automaticamente a possibilidade de fazer uma substituição adicional. O jogador que for substituído por concussão ou tenha suspeita disso não pode participar de disputa de pênalti ou voltar ao jogo, tendo que se dirigir ao vestiário ou a um centro médico.
Após o término da partida, o médico da equipe que detectou essa suspeita no campo de jogo deverá enviar o formulário SCAT5 (ferramenta padronizada para avaliação de concussões cerebrais) preenchido e assinado para a comissão médica da Conmebol.
Leia também | Suspeitos do atentado ao ônibus do Fortaleza são soltos na semana de jogo contra o Sport
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<