Ícone do site Portal GCMAIS

Sol Sertões Kitesurf: Ceará sedia o maior rally de kitesurfe do mundo esta semana

Sol Sertões Kitesurf: Ceará sedia o maior rally de kitesurfe do mundo esta semana

Foto: Divulgação / Sertões Kitesurf

O Ceará sedia, entre 23 e 26 de outubro, a competição Sol Sertões Kitesurf, considerado o maior rally de kitesurfe do mundo. O evento reune atletas renomados do Brasil e de outros cinco países (Portugal, Argentina, Suíça, Inglaterra e França).

A competição iniciou com vitória de Bruno Lobo na primeira etapa da categoria Pro Masculino, entre Fortim e Aquiraz. O atleta foi representante brasileiro na estreia da modalidade nos Jogos de Paris, tendo conquistado o sétimo lugar na ocasião.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Nesta quinta-feira (24)

Nesta quinta-feira (24), a Praia do Pecém é o ponto de largada para um velejo que terá como destino final a Praia do Guajiru, em Trairi. Pro, Pro Business e Elite terão o desafio extra de um trecho em contravento nos quilômetros finais, pela barra do Rio Trairi. A Vila Kite, desta vez, estará montada no Zorah Beach Hotel. O Sol Sertões Kitesurf termina sábado (26) no Preá, em Cruz.

Publicidade

A competição

A competição tem início em Fortim e se estende até Preá, no município de Cruz, cobrindo cerca de 400 km de trajeto. Os trajetos incluem paisagens célebres do Ceará, com paradas estratégicas em pontos turísticos como Aquiraz (Beach Park), Trairi e Itarema.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Dividido em etapas, a programação do primeiro dia incluiu uma largada da foz do Rio Jaguaribe, em Fortim, até Aquiraz (Beach Park). No segundo e terceiro dia, os velejadores largam do Pecém rumo à Praia do Guajiru, em Trairi. A grande final será no sábado, dia 26 de outubro, com o trajeto de Guajiru até Preá, onde os vencedores serão anunciados.

Entre os destaques estão os cearenses Yaron Moura, de Jericoacoara, vice-campeão da competição em 2023, e Lorena Silveira, campeã do Desafio Leste Wing. O apresentador e esportista radical Fernando Fernandes, também participará da competição.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Ceará: destino para o kitesurfe

O evento conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo (Setur). O estado é conhecido por ventos constantes e águas mornas, consolidando-se, com isso, como um dos destinos mais procurados para a prática do kitesurfe.

Só no último ano, segundo dados da Setur, cerca de 226 mil turistas visitaram o Ceará com interesse nesse segmento esportivo. Desses, 60% apontaram o kitesurfe como a principal motivação, o que significa que a modalidade atrai 6 em cada 10 turistas desse nicho.

Leia também | Ventos fortes atraem praticantes de kitesurf a praia do Cumbuco e movimentam economia

Sair da versão mobile