O Ceará terá, neste domingo, a oportunidade de conquistar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro pela segunda vez em Campinas, cidade que já é histórica para o clube. A partida contra o Guarani, marcada para às 18h30 deste domingo (24), no Brinco de Ouro, faz com que o time reviva a lembrança de um feito memorável: o acesso à elite do futebol nacional em 2009. Na época, o Vozão garantiu sua vaga na Série B no interior paulista, após vencer a Ponte Preta no estádio Majestoso.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Foi em 2009 que o Ceará, dependia apenas de si para garantir o acesso na Série B. Com gols de Renan (contra) e Fabrício, o time alvinegro venceu a Ponte Preta por 2 a 1, selando a vaga e encerrando um jejum de 16 anos sem disputar a primeira divisão do futebol brasileiro.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Agora, em 2024, a missão do Ceará é um pouco diferente. A equipe tentará repetir o feito histórico, desta vez, contra o Guarani, mas será desafiado com um tabu: o Vovô nunca venceu o Guarani nesses confrontos. São 11 confrontos disputados em Campinas, e válidos pelo Campeonato Brasileiro (Séries A e B), desse total, foram oito vitórias do Bugre, e apenas três empates.
Apesar disso, a situação do Ceará na tabela oferece algumas alternativas para o acesso, caso o time não consiga a vitória. Atualmente na 4ª posição, o Ceará tem 63 pontos, e pode conquistar o acesso sem precisar vencer. Mas, para que isso aconteça, o Sport, que também tem 63 pontos, precisa perder para o Santos, na Ilha do Retiro. Caso o empate aconteça, o time alvinegro dependerá de uma combinação de resultados:
- Derrota do Mirassol (2º, com 64 pontos) para a Chapecoense em casa
- Derrota do Novorizontino (3º, com 64 pontos) contra o Goiás fora de casa
- E da derrota do Sport para o Santos.
Se o Ceará igualar a pontuação de Mirassol ou Novorizontino, levará vantagem no número de vitórias, já que o time tem 19 vitórias contra 18 dos adversários.
Leia também | Ceará não jogará de roxo em partida decisiva na Série B