Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará ou Fortaleza: veja quem tem prioridade para jogar na Arena Castelão nas semifinais do Campeonato Cearense

Ceará ou Fortaleza: veja quem tem prioridade para jogar na Arena Castelão nas semifinais do Campeonato Cearense

Foto: Reprodução

A recente determinação do Governo do Estado, que impõe um intervalo mínimo de 66 horas entre os jogos na Arena Castelão, gerou um impasse para a realização dos jogos de volta da semifinal do Campeonato Cearense. O confronto de grande rivalidade entre Fortaleza e Ferroviário, marcado para o dia 8 de março, e o jogo entre Ceará e Maracanã, agendado para o dia 9, estão ambos programados para ocorrer no mesmo estádio, o Gigante da Boa Vista. Contudo, a medida pode inviabilizar essa programação devido à exigência de tempo mínimo entre os jogos.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

De acordo com o regulamento do Campeonato Cearense, o Ceará, com melhor campanha na fase classificatória, tem o direito de definir o mando de campo para o jogo da semifinal. Com 15 pontos conquistados, o Vovô tem a prioridade em relação ao Fortaleza, que fez 12 pontos. O artigo 12 do regulamento é claro ao afirmar que, em casos de coincidência de mandantes na mesma cidade, o clube de melhor campanha tem a prerrogativa de escolher o estádio onde o jogo será realizado.

O problema surge porque, de acordo com a portaria publicada pela Secretaria do Esporte (Sesporte) na última terça-feira (25), a Arena Castelão só poderá receber jogos com um intervalo mínimo de 66 horas entre as partidas. Com o Fortaleza jogando contra o Ferroviário no dia 8 de março e o Ceará enfrentando o Maracanã no dia seguinte, essa condição não seria atendida, já que o tempo entre as duas partidas seria inferior ao estipulado pela regulamentação.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Caso a Sesporte não abra uma exceção, o Clássico das Cores — como é tradicionalmente chamado o duelo entre Fortaleza e Ceará — precisará ser transferido para outro estádio. O jogo de ida entre Ferroviário e Fortaleza, que será no Presidente Vargas (PV), no próximo sábado (1º), já está confirmado, mas o local para o jogo de volta da semifinal do Vovô ainda está indefinido.

Além disso, no meio da próxima semana, um novo cenário semelhante pode surgir, já que dois jogos da Copa do Nordeste estão previstos para ocorrer no Castelão em dias consecutivos. Fortaleza enfrentará o Ferroviário na quarta-feira (5) e, no dia seguinte, Ceará medirá forças contra o América-RN. O Ceará, no entanto, já anunciou que solicitará à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que o duelo contra o time potiguar seja realizado no estádio Presidente Vargas, a fim de evitar outro conflito de agenda no Castelão.

Com esse cenário, o Governo do Estado e a Secretaria do Esporte terão que tomar uma decisão rápida sobre a possibilidade de flexibilizar a norma do intervalo de 66 horas ou, caso contrário, as semifinais do Campeonato Cearense podem ser marcadas por mudanças no local dos jogos, impactando a logística das equipes e dos torcedores.

Enquanto isso, os clubes e seus torcedores aguardam a definição do cenário, torcendo para que a rivalidade e a emoção do Clássico das Cores não sejam afetadas por questões logísticas e regulatórias

Leia também | Governo do Ceará determina intervalo de 66 horas entre jogos na Arena Castelão

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile