MEDIDA DE SEGURANÇA

Cadastro de reconhecimento facial para finais do Campeonato Cearense 2025 começa nesta sexta-feira (7)

As partidas decisivas serão disputadas nos dias 15 e 22 de março, na Arena Castelão

Compartilhe:
7 de março de 2025
Portal GCMAIS

O Governo do Ceará, por meio da Empresa de Tecnologia do Ceará (Etice) e da Secretaria de Esportes do Estado (Sesporte), iniciou nesta sexta-feira (7) o cadastro de reconhecimento facial dos torcedores que irão assistir às finais do Campeonato Cearense de 2025. As partidas decisivas serão disputadas nos dias 15 e 22 de março, na Arena Castelão.

Cadastro de reconhecimento facial para finais do Campeonato Cearense 2025 começa nesta sexta-feira (7)
Foto: Divulgação

O cadastramento deve ser realizado por meio de um link disponibilizado pelo governo. Durante o processo, os torcedores devem estar com o rosto limpo e sem acessórios como óculos escuros, bonés ou qualquer outro objeto que possa dificultar a identificação.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A implementação do reconhecimento facial é fruto de um acordo entre o Governo do Estado, os clubes de futebol, a Federação Cearense de Futebol (FCF) e o Ministério Público. O governador Elmano de Freitas (PT) destacou a importância da medida para garantir um ambiente mais seguro para os torcedores. “Essa é uma medida pactuada pelo Estado com os clubes, Federação e Ministério Público. Nosso objetivo é termos, cada vez mais, um ambiente seguro para as famílias cearenses. Estádio de futebol é lugar de alegria, paz e tranquilidade, não de violência”, afirmou o governador.

A tecnologia será utilizada tanto no ato da compra dos ingressos quanto no controle de acesso ao estádio. Os dados coletados pelo sistema serão enviados automaticamente aos clubes para garantir maior segurança durante os jogos.

Segundo Francisco Barbosa, presidente da Etice, todas as câmeras de segurança e catracas com reconhecimento facial estarão operando no Castelão a partir da final do Campeonato Cearense, no dia 15 de março. “Todo o sistema tecnológico de reconhecimento estará 100% implementado na Arena Castelão na final do Campeonato Cearense, dia 15 de março, de acordo com a determinação do governador Elmano de Freitas. Haverá câmeras de segurança espalhadas no entorno e dentro do Castelão, além das catracas para reconhecimento facial nos locais de acesso”, explicou Barbosa.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, reforçou que o principal objetivo da medida é garantir a segurança do público. “As imagens serão disponibilizadas em um banco de dados. Quem tiver algum registro na sua ficha criminal, por exemplo, será imediatamente identificado. É um ganho social significativo”, destacou o secretário.

Representantes da Etice, Sesporte, Ministério Público, FCF e dos clubes cearenses se reuniram nos dias 5 e 6 de março para definir os últimos detalhes da implementação do sistema. O objetivo é que a tecnologia seja um diferencial na segurança dos estádios cearenses, promovendo um ambiente mais tranquilo para torcedores e suas famílias.

Leia também | Chuvas intensas reduzem seca no Ceará, mas açudes ainda demandam atenção

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.