A discussão ganhou força durante o Congresso Técnico da Série B, realizado nesta semana, quando dirigentes passaram a debater mudanças no formato das competições nacionais
CBF estuda reduzir número de rebaixados e promovidos no Brasileirão
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) analisa a possibilidade de diminuir o número de clubes rebaixados na Série A do Campeonato Brasileiro. Atualmente, quatro equipes caem para a Série B ao fim da temporada, formato que esta em funcionamento desde 2004. Antes disso, em 2003, apenas dois clubes eram rebaixados.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
COMO SURGIU A IDEIA
A discussão ganhou força durante o Congresso Técnico da Série B, realizado nesta semana, quando dirigentes passaram a debater mudanças no formato das competições nacionais. A principal proposta em pauta é a redução de quatro para três clubes rebaixados na elite do futebol brasileiro.
Para aprofundar o tema, a CBF pretende criar um grupo de estudos, que ficará responsável por avaliar os impactos esportivos, técnicos e comerciais da possível alteração. A mudança, caso avance, também afetaria diretamente a Série B, já que o número de clubes promovidos à Série A poderia ser reduzido na mesma proporção.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Dirigentes favoráveis à ideia argumentam que o novo formato aproximaria o Brasileirão de ligas internacionais e poderia aumentar a competitividade ao longo da temporada. Por outro lado, o tema ainda gera divergências entre clubes e não há consenso dentro da entidade.
A CBF reforça que, por enquanto, não existe decisão tomada nem prazo definido para que a mudança entre em vigor. O assunto seguirá em debate nos próximos meses antes de qualquer alteração no regulamento das competições.
A Confederação também pretende debater:
- Limite de jogadores estrangeiros por partida (atualmente 9 estrangeiros podem ser relacionados)
- Uso do gramado sintético (ponto que gera bastante debate entre os clubes e jogadores)
Leia também | Grupo Cidade: há quase cinco décadas, um grande sucesso na comunicação cearense
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Clássico-Rei: Ceará e Fortaleza se preparam para duelo decisivo da segunda fase do Cearense

CBF divulga tabela da Série B 2026; saiba quando será o primeiro confronto entre Ceará e Fortaleza

Corinthians recusa segunda proposta da Europa por Hugo Souza em dois meses
