Juan Pablo Vojvoda completa 1 ano no comando do Fortaleza: confira 8 feitos do treinador no clube | Camisa 8 | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
COLUNA CAMISA 8
Juan Pablo Vojvoda completa 1 ano no comando do Fortaleza: confira 8 feitos do treinador no clube
Contratação do treinador foi anunciada pela diretoria no dia 4 de maio de 2021
BRUNO BALACÓ
Postado em 4 de maio de 2022
Juan Pablo Vojvoda completa 1 ano no comando do Fortaleza: confira 8 feitos do treinador no clube
Vovjoda jáFoto: Fortaleza/Divulgação

A Era Juan Pablo Vojvoda no Fortaleza completa um ano nesta quarta-feira (4 de maio), data em que o argentino foi anunciado como técnico do Tricolor do Pici. O anúncio ocorreu sem tanta badalação, em meio á frustração da eliminação na semifinal da Copa do Nordeste, dias antes, resultando na demissão do técnico Enderson Moreira.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Em um ano de trabalho no Fortaleza, Vojvoda mudou a cara do clube e projetou sua própria carreira de técnico que, até então, modesta, de passagens por clubes de menor expressão na Argentina e no Chile. No saldo de 365 dias no Leão, Vojvoda já escreveu o seu nome na história e está marcado como ídolo da torcida leonina. O treinador acumula feitos impressionantes, entre campanhas memoráveis, classificações históricas e três títulos no currículo. Nesse aniversário de 1 ano de Vojvoda, relembramos aqui, no Camisa 8, oito feitos marcantes da Era Vojvoda no Fortaleza.

1) Tri e Tetra do Campeonato Cearense

Em 5 jogos, técnico argentino Juan Pablo Vojvoda faz história no Fortaleza com título cearense

Com Fortaleza, Vojvoda conquistou o 1º título de sua carreira. Foto: Divulgação/Fortaleza EC

Vojvoda chegou ao clube em maio de 2021 com um ótimo cartão de visita: estreia com goleada de 6 a 1 sobre o Crato e vitória por 2 a 0 no Clássico-Rei sobre o Ceará. Com menos de três semanas de trabalho, ergueu sua primeira taça de campeão no clube e na carreira de treinador: o título do Campeonato Cearense de 2021. Era o Tri Estadual da equipe. Este ano, há poucas semanas de completar 1 ano de trabalho, repetiu a dose e conquistou o seu segundo Estadual, o Tetra do Leão. Um feito marcante, por se tratar do segundo tetracampeonato da história da equipe (o 1º ocorreu na sequência 2007-2010).

Leia também | Um trio de milhões: Pikachu, Romero e Moisés respondem por metade dos gols do Fortaleza em 2022

2) Melhor campanha do Fortaleza na era dos pontos corridos do Brasileirão

No embalo do título cearense, o Fortaleza inicia sua terceira participação seguida no Brasileirão. De forma avassaladora (e surpreendente), o Tricolor largou no torneio com uma sequência, despontando do topo da tabela. Uma campanha de regularidade, que durou da primeira até a última rodada, já que o time sempre figurou entre os seis primeiros colocados. O desfecho da temporada foi marcante: 4ª colocação no Brasileirão 2021, a melhor campanha do Fortaleza na era dos pontos corridos, iniciada em 2003. Foi também um dos melhores desempenhos do clube no Campeonato Brasileiro, só comparado aos dois vice-campeonatos nacionais na década de 60 (1960 e 1968).

3) Conquista de vaga inédita na Copa Libertadores

Fortaleza vence o Juventude e conquista vaga inédita na Taça Libertadores

Depietri marcou o gol da vitória e da classificação para
a Libertadores. Foto: Leonardo Moreira / FEC

Como consequência da 4ª colocação no Brasileirão 2021, o Fortaleza conquistou, de forma inédita em sua história, uma vaga para disputar a Copa Libertadores da América. A vaga foi coroada com duas rodadas de antecedência, após vitória de 1 a 0 sobre o Juventude, na Arena Castelão, em gol marcado por Valentin Depietri. Um feito inesquecível não só para o Tricolor, mas para o futebol cearense, que colocou um clube do Estado pela primeira vez na principal competição de clubes do continente americano.

4) Série invicta de 16 jogos

O Fortaleza arrancou para a temporada de 2022 com uma série invicta considerável com o técnico Juan Pablo Vojvoda: 16 jogos. Desde estreia no ano, foram 11 vitórias e 5 empates, entre Copa do Nordeste e Campeonato Cearense. A série foi interrompida com a derrota de 2 a 1 para o Colo-Colo, na Arena Castelão, em duelo válido pela 1ª rodada da Copa Libertadores da América.

5) Melhor campanha do clube na história do Copa do Brasil

O 4º lugar no Brasileirão não foi o único feito nacional da primeira temporada de Juan Pablo Vojvoda no comando do Fortaleza. O técnico argentino conquistou um feito marcante ao conduzir o time para sua melhor campanha na história da Copa do Brasil, levando o time até as semifinais. Até o então, o máximo que o clube havia alcançado era as quartas de final. Em 2021, o time foi longe e terminou em 3º lugar, só para o Atlético-MG, que acabou como o vencedor do torneio.

6) Bicampeonato da Copa do Nordeste

Vojvoda com o troféu de campeão da Copa do Nordeste de 2022. Foto: Fortaleza/Divulgação

Além dos dois títulos estaduais, Juan Pablo Vojvoda colocou o favoritismo do Fortaleza à prova na Copa do Nordeste de 2022 e deu conta do recado em grande estilo: o Tricolor foi campeão do torneio de forma invicta, com uma campanha soberana, coroada com vitória por 1 a 0 sobre o Sport, na Arena Castelão. Foi o segundo título da Lampions League da equipe (o outro foi em 2019), igualando o feito do Ceará, que também conta com dois títulos (2015 e 2020).

7) O time das goleadas

Após garantir o Bicampeonato da Copa do Nordeste, o técnico argentino Juan Pablo Vojvoda afirmou que é hora de o Fortaleza voltar as suas atenções para a estreia na Copa Libertadores

“Intensidade” é a palavra-chave dos discursos de Vojvoda. Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC

Uma marca registrada marcante da Era Vojvoda no Fortaleza são as goleadas. Do ano passado pra cá, foram várias. Começando pela estreia, com 6×1 sobre o Crato, no Estadual. Vieram outras até a conquista do título cearense. Dias depois, no início do Brasileirão de 2021, o time aplicou um história 5 a 1 sobre o Internacional.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Neste ano, o time manteve a característica e já soma 5 goleadas em 2022:  5×0 no Pacajus, 4×0 no Caucaia (pelo Estadual), 5×1 no Atlético de Alagoinhas-BA e 5×0 no Sousa (pela Copa do Nordeste), além dos 3×0 sobre o Vitória (pela Copa do Brasil).

8) Fortaleza no TOP 4 de todas as competições com Vojvoda 

Nas cinco competições finalizadas que comandou desde que Vojvoda chegou ao clube, o Fortaleza ficou sempre entre os primeiros colocados: o time ficou em 1º lugar no Campeonato Cearense de 2021, 4º lugar no Brasileirão 2021, 3º lugar na Copa do Brasil de 2021, 1º lugar na Copa do Nordeste de 2022 e 1º lugar no Campeonato Cearense de 2022. Ou seja, com Vojvoda, o Tricolor sempre figurou entre os primeiros colocados, conquistou ou chego perto do título.

 

Deixe seu comentário