Pesquisa mostra que frota de veículos está velha | + Auto | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
+ AUTO
Pesquisa mostra que frota de veículos está velha
Idade média é a maior em 25 anos
André Marinho
Postado em 30 de setembro de 2021
Pesquisa mostra que frota de veículos está velha
Pesquisa revela novidades sobre a frota

A frota de veículos está velha no Brasil. A média de idade dos carros que circulam no país é de 10,3 anos, a maior dos últimos 25 anos, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças)

O desgaste dos veículos traz sérios riscos à segurança de motoristas e pedestres e reforça a necessidade de manutenção e reparos periódicos. 

Dos 46 milhões de veículos em circulação no país, 9 milhões (19,7%) têm mais de 11 anos. O aumento no tempo de uso é consequência da pandemia, destaca o Sindipeças.

Frota precisa de manutenção, segundo o Sindipeças

O estudo informa que o fechamento do comércio durante o período de isolamento social, inclusive concessionárias, e os protocolos de segurança adotados pela indústria restringiram os volumes de produção e vendas em 2020. Em vez de comprar carros novos, muitos priorizaram a manutenção dos atuais.

Nos EUA, o envelhecimento da frota não ocorre apenas no Brasil. Nos Estados Unidos, a média subiu para 12,1 anos, de acordo com estudo da HS Markit. Em 2002, a frota norte-americana tinha média de 9,6 anos. Assim como no Brasil, o isolamento reduziu a circulação e negociação de carros.

A pesquisa da HS Markit destacou que a pandemia acelerou o aperfeiçoamento de transações online de automóveis nos EUA.

Deixe seu comentário