Porque os carros subiram de preço? | + Auto | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
+ AUTO
Porque os carros subiram de preço?
Fenômeno tem intrigado os consumidores e muitos deles me perguntam: porque será que os carros estão mais caros na pandemia e continuam a subir em 2021?
André Marinho
Postado em 19 de julho de 2021
Porque os carros subiram de preço?
Fábrica da Fiat em Betim, Minas Gerais

Será que essa alta nos preços vai permanecer no segundo semestre? Isso está acontecendo com os carros novos e usados e tem causado dúvidas no público.

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), Luiz Carlos Moraes, atribuiu essa atual realidade a três fatores: desvalorização cambial, aumento do preço e falta de insumos, e a inesperada alta da carga tributária, principalmente para o estado de São Paulo.

Concordo com ele. Somado a isso, baixo estoque de usados e seminovos, o que torna o preço dos usados mais alto do que a tabela da Fipe, em função da alta demanda e poucos produtos – a tal da lei da oferta e da procura, básica em economia.

Presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes

Se vai continuar assim? Parece que o dólar se acalmou, com a alta vacinação da população em alguns países, baixa no número de casos de Covid19 e estabilidade com a chegada do novo presidente dos EUA. Que continue assim.

As montadoras estão dando aumentos progressivos nos preços para recuperar essas margens de lucro perdidas com a alta do dólar e acredito que até o final do ano deve ter mais um aumento. Por isso, quem quer comprar carro, melhor não adiar. Seja novo ou seminovo, faça logo a compra, com a calma necessária, mas sem perder tempo.

Fábrica da Volkswagen, em São Paulo

Deixe seu comentário