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Tecnologia pode decretar fim das borracharias
Mesmo furado, pneu vai se auto vedar para evitar ficar seco
André Marinho
Postado em 1 de novembro de 2021
Tecnologia pode decretar fim das borracharias
Detalhe da nova tecnologia da Pirelli

Uma nova tecnologia lançada pela Pirelli faz quase uma mágica: faz com que o pneu se auto vede em caso de furo na banda de rodagem. Será o fim das borracharias? A pode ser aplicada para diversas linhas de pneus da marca e que agora começa a ser fabricado no Brasil, na planta de Feira de Santana, na Bahia.

Além disso, a marca italiana lançou novos pneus para SUVs e os carros mais vendidos na América do Sul e América Central. Trata-se do Cinturato P7, Scorpion e Scorpion HT. Eles estão disponíveis em medidas específicas e com a tecnologia Seal Inside, que, num passe de mágica, recupera um furo provocado por um prego, por exemplo, o que não vai deixar o motorista na mão.

O Cinturato P7 é direcionado para os veículos mais comuns. Já o Scorpion foi desenvolvido para atender ao segmento de SUV on-road. Enquanto o Scorpion HT é bem heterogêneo, com 70% do seu uso urbano e 30% off-road, ou seja uso misto.

O lançamento foi apresentado para a imprensa em um local especial: o Circuito Panamericano. Ele está na cidade de Elias Fausto, no interior de São Paulo. O espaço é uma espécie de laboratório a céu aberto e possui sete pistas para testes distintos e 1.650.000 m² de terreno total.

Como atua a massa vedante

Como funciona a nova tecnologia

A tecnologia SEAL INSIDE permite que o veículo continue rodando e evita a perda de pressão de ar dos pneus em casos de perfurações por um objeto de até 4mm de diâmetro localizado na banda de rodagem.

Quando o pneu é perfurado, imediatamente uma massa vedante incorpora-se ao objeto causador da perfuração, impermeabilizando todo o seu contorno, caso ele permaneça no pneu. Quando esse objeto é removido do pneu, a massa vedante é “arrastada” para o interior do orifício, selando a perfuração.

A tecnologia não necessita de aro exclusivo, sendo o TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) aconselhável, porém não é obrigatório. Ela pode ser usada em qualquer tipo de veículo, a depender de sua medida. Esses dados foram obtidos em testes particulares realizados pela Pirelli nos quais os pneus foram submetidos a situações de estresse por perfuração.

SEAL INSIDE é uma tecnologia que propicia mobilidade estendida ao condutor, permitindo assim uma maior segurança tanto na cidade como nas estradas.

Serão 20 medidas disponíveis, representando aproximadamente 70% de cobertura do segmento-alvo, com seis homologação em andamento para 2022 e 2023. Agora, essa tecnologia será fabricada diretamente no Brasil, para uma ampla gama que vai de Hatchs, a SUV’s e CUV’s de aro 16” a 19”.

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