Ceará na rota dos presidenciáveis 2022: parte 2 | + Debate | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
+Debate
Ceará na rota dos presidenciáveis 2022: parte 2
Ex-presidente Lula visitou o Ceará uma semana após a vinda de Bolsonaro
Carla Michele Quaresma
Postado em 30 de agosto de 2021
Ceará na rota dos presidenciáveis 2022: parte 2
Foto: Reprodução / Instagram

Na sexta-feira, 20 de agosto, o ex-presidente Lula chegou ao Ceará, após percorrer Pernambuco, Piauí e Maranhão em uma caravana que seguiu para o Rio Grande do Norte e se encerrou na Bahia.  

Lula chega ao Ceará e é recebido pelo governador Camilo Santana

A visita ao Ceará objetivou acompanhar a atuação do governador Camilo Santana, principalmente no combate à pandemia. Pelo menos, essa foi a justificativa apresentada por membros do Partido dos Trabalhadores.

O que não foi dito, mas  ficou perceptível, é o esforço de tentar reacender a imagem do candidato aprovado pelas urnas em 2002. 

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Lula 2022

Com uma coleção de ganhos na Justiça, o Lula de 2022 será apresentado como o homem que carrega as bandeiras da democracia, da igualdade, da inclusão. Assim, a figura do herói será recuperada e, dessa vez, acrescida da prova da “perseguição” política sofrida no julgamento tendencioso comandado pelo ex-juiz Sérgio Moro.

Para reunir elementos de reforço ao arquétipo do herói, Lula esteve com representantes de movimentos sociais, culturais e religiosos, que expuseram as dificuldades enfrentadas no momento, como o desemprego e a violação de direitos. 

O ex-presidente também esteve com o senador Tasso Jereissati e, ao final da conversa, disse ser necessária responsabilidade para “resgatar a civilidade na política”. 

“Colado” no governador durante a maior parte da permanência no estado, Lula buscou aproveitar o capital simbólico conquistado por Camilo Santana e atestado em pesquisas de popularidade e aprovação das ações governamentais.   

Finalmente, os atos do ex-presidente indicam como será construída a imagem do candidato para 2022: alguém capaz de dialogar com os diferentes grupos sociais, apto a reunir forças políticas opostas e, principalmente, competente para identificar e resolver os graves problemas da sociedade brasileira. Eis o arquétipo do herói nacional. 

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Deixe seu comentário