Desempregado há muito tempo? Tem jeito. | + Emprego | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
Coluna + Emprego
Desempregado há muito tempo? Tem jeito.
Postado em 29 de outubro de 2021
Desempregado há muito tempo? Tem jeito.
Consultora de Carreira Cris Moutella dá dicas para quem busca recolocação. Imagem: pexels

Sente-se triste e desanimado por receber tantas negativas? Já começou a achar que nem é tão competente assim?
De cabeça quente, com baixa autoestima, tristeza e sentimento de culpa, realmente fica muito difícil enxergar uma luz no fim do túnel. E a pandemia ainda piorou esse quadro reduzindo empregos e empresas.
Mas depois de ficar 4 vezes desempregada e ajudar centenas de pessoas nos últimos 5 anos, posso garantir que tem solução. Talvez não aquela que você gostaria, mas talvez uma melhor ainda.

🟠 NÃO SE CULPE
Se você foi demitido durante a pandemia e ainda não conseguiu sua recolocação, a culpa não é sua. São tempos difíceis, “de guerra”, que exigem mudanças profundas e duradouras.

🟠 CABEÇA VAZIA, CALDEIRÃO DO DIABO – já dizia minha avó
Se você deixar o desânimo e a tristeza tomarem conta da sua vida, cada dia você afunda mais em pensamentos negativos.
💠 Fique longe das notícias extremistas e das desgraças que você não precisa saber. Sem TV seria o ideal.
💠 Procure o apoio das pessoas que torcem por você.
💠 Fique distante das influências negativas. Você não precisa de ninguém para atrapalhar.
💠 No seu tempo livre, procure fazer atividades que lhe dão prazer (ouvir música, ler, ver filmes, fazer artesanato, um esporte, hobby, meditação ou trabalho voluntário).

🟠 MANTENHA-SE ATUALIZADO
💠 Acompanhe as exigências do mercado de trabalho e faça cursos online gratuitos para não ficar para trás.
💠 Adquira novas competências que possam agregar valor ao seu currículo e fazer a diferença em um processo seletivo.
💠 Aprenda um pouco sobre outras áreas. Ter uma visão ampla dos negócios, independente da sua área, ajuda na análise dos problemas e na tomada de decisões.
💠 Fortaleça as 10 competências mais valiosas até 2022, segundo o Fórum Econômico Mundial:
Pensamento analítico voltado à inovação – Capacidade de analisar situações desafiadoras e apontar soluções inovadoras.
Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem – O aprendizado contínuo na área, também conhecido como lifelong learning, é muito importante para que você consiga manter-se atualizado. Estude sempre!
Criatividade, originalidade e iniciativa – Para você ser capaz de inovar, é preciso curiosidade (caráter individual) e de espaços criativos que estimulem o processo criativo (âmbito organizacional).
Design e Programação de Tecnologia – Como resolver um problema de maneira lógica e com múltiplos caminhos, através da chamada rota de solução.
Pensamento crítico e analítico – Questionar e repensar alternativas podem salvar muitos negócios e quem souber fazer isso de forma rápida, sai ganhando ainda mais.
Solução de problemas complexos – Há algumas ferramentas disponíveis que podem ser úteis na hora de solucionar problemas complexos, entre elas: Brainstorming, Diagrama de Causa e Efeito, Cinco Porquês, Plano de Ação 5W2H e PDCA.
Liderança e influência social – A liderança por influência reinará até 2022 e é conhecida por ser exercida sem autoridade ou poder. A inteligência emocional é o fator-chave para uma liderança saudável e de influência.
Raciocínio, resolução de problemas e ideação – É no processo de ideação, criação de ideias, que problemas ou conflitos são resolvidos. O Design Thinking é a metodologia que contribui para a solução de problemas e no processo de ideação.
Análise e avaliação de sistemas – Importância de monitorarmos e avaliarmos de forma contínua processos e atividades, com o objetivo de sempre buscar o melhor resultado.
De olho no futuro – Integração da tecnologia com uma mudança de mentalidade, trazendo melhoria contínua para processos e ambiente de trabalho.

 🟠 FOCO – NÃO SE DISTRAIA
💠 Separe as horas do seu dia para suas tarefas. Tem que dar tempo de fazer tudo o que é necessário. Comece pelo que é mais importante e prioritário.
💠 Organize sua agenda de forma a conseguir estudar e se atualizar.
💠 Não perca horas e horas procurando vagas. Você pode pesquisar por palavra-chave até nos grupos Whatsapp, além de criar alertas de vagas para agilizar sua busca nos bancos de talentos. Não se distraia com o que não está relacionado com seu objetivo.
💠 Não procrastine assistindo TV ou navegando nas redes sociais. Nenhuma distração vai arrumar emprego para você. Esse tempo perdido poderia ter sido usado para aprender algo novo.

  🟠 CONTINUE PROCURANDO EMPREGO
💠 Selecione as vagas que realmente são do seu interesse.
💠 Candidate-se somente às vagas para as quais você está qualificado. Economia de tempo e energia para você e para o recrutador.
💠 Não mande o mesmo currículo para todas as vagas. Adapte seu currículo para cada vaga de forma que “responda” às exigências e mostre seu real interesse pela empresa. Dessa forma, o recrutador – ou o robô – entenderá que você é um potencial candidato e seu currículo será selecionado.
💠 Envie seu currículo com estratégia.

🟠 ONDE ENCONTRAR AS VAGAS NÃO DIVULGADAS
💠 Participe de grupos no LinkedIn e redes sociais.
💠 Siga empresas onde gostaria de trabalhar.
💠  Siga Recrutadores e Headhunters.
💠 Cadastre-se em Bancos de Talentos e páginas de empresas de RH.
💠 Faça networking. Participe de encontros, lives e eventos. Retome contato com clientes, fornecedores, colegas de trabalho, amigos dos amigos… Vale todo mundo!
💠 Faça uma busca no LinkedIn por CONTEÚDO utilizando palavras-chave relacionadas à sua área de atuação ou interesse. Você encontrará vagas, eventos, empresas, novidades e pessoas.
💠 Novas profissões estão surgindo. Suas competências e habilidades podem ser muito úteis em outras áreas. Busque vagas pelos seus PONTOS FORTES e adapte-se.
💠 Não envie seu currículo sem ter pedido permissão antes.

🟠 NADA DISSO ESTÁ FUNCIONANDO?
💠 Incentivo fortemente partir para um trabalho autônomo ou empreender. Temos 14,1 milhões de desempregados no Brasil e foram criadas 2,2 milhões de vagas até agosto de 2021. A conta não vai bater tão cedo.
💠 Procure ajuda profissional.

 

Cris Moutella
Mentora e Consultora de Carreira. Ajudo você a se tornar sua melhor versão. LinkedIn Influencer. Criadora do grupo de vagas Precisamos Trabalhar e dos materiais gratuitos da Trilha da Recolocação®️.
Entre em contato – linkedIn.com/in/crismoutella – Instagram @crismoutella – Canal Youtube

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do GC+. Se achar algo que viole os termos de uso clique aqui para reportar.

  • João Casarri Neto

    Excelente dicas Cris Moutella! Realmente sua avó tinha razão, e isso vale até os dias de hoje: "cabeça vazia, caldeirão do diabo". Temos que respeitar o luto pelo emprego perdido. Isso é fato. Mas ele não pode durar uma eternidade. O que fazer depois, depende de cada um, mas é preciso entender que sentar, chorar e passar os dias se lamentando, culpando a pandemia, o vírus, a economia, o governo, o antigo chefe.... nada disso vai resolver. Já aconteceu. E agora o que eu faço? As dicas que você trouxe para esses caso são excelentes: tem o tempo de procurar emprego, o tempo de se atualizar, o tempo de descansar e curtir a família... Se a sua avó tinha razão, posso garantir que meu pai também tinha quando ele dizia: "a melhor hora de consertar o telhado é quando o sol esta brilhando." E faz todo sentido, pois a melhor hora de se atualizar, de estudar, e também de procurar emprego, é quando estamos trabalhando. As oportunidades para termos sucesso não caem do céu. Elas precisam ser criadas, e ninguém vai criar oportunidades entrando na chamada "zona de conforto" enquanto está trabalhando, e depois de perdê-lo ficar na "zona da lamentação". Vale a máxima: "O sucesso exige mais." Mais dedicação, mais coragem pra fazer o que precisa ser feito, mais foco para atingir os objetivos, mais estudo, mais aprendizados, mais.... mais... mais...

Deixe seu comentário