[DIA DO ESTAGIÁRIO] Analista de Carreiras lista dicas para aprimorar o currículo e conseguir um estágio | + Emprego | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
Coluna + Emprego
[DIA DO ESTAGIÁRIO] Analista de Carreiras lista dicas para aprimorar o currículo e conseguir um estágio
Postado em 18 de agosto de 2021
[DIA DO ESTAGIÁRIO] Analista de Carreiras  lista dicas para aprimorar o currículo e conseguir um estágio
Conhecer a si mesmo, definir seu objetivo, listar empresas que deseja estagiar, fazer ou atualizar o seu LinkedIn, acionar sua rede de contatos e se preparar para a entrevista são dicas essenciais para conseguir um bom estágio. Imagem: pexels

Comemorado anualmente no dia 18 de agosto, o Dia do Estagiário marca a publicação do Decreto que regulamentou o estágio no Brasil, em 1982. Atualmente, a lei que regulamenta tal condição no país é a de nº 11.788/2008, que completa 13 anos em 25 de setembro. Promovendo inúmeros benefícios aos estudantes, o estágio pode ser definido de duas formas: o obrigatório, que compõe a grade curricular de alguns cursos de graduação e pós-graduação, sendo vinculado a uma ou mais disciplinas obrigatórias, com carga horária específica e sem a qual o aluno não poderá concluir o seu processo de formação profissional; e o não-obrigatório, ou seja, uma atividade opcional, sendo diretamente ligado à área de estudo e que tem por objetivo complementar às atividades curriculares do curso.

De acordo com a Analista de Carreiras do Centro Universitário Fametro (Unifametro), Marta Brandão, muitas vezes, o currículo é o primeiro contato da empresa com o candidato. “Por isso, ele deve ser claro, objetivo e focado na área em que você está buscando oportunidade. É importante destacar pontos como objetivo profissional, experiências profissionais ou acadêmicas, além de formação, cursos e demais atividades complementares. Além disso, mantenha suas informações sempre atualizadas e opte por um modelo de currículo clean’, pontua a profissional. Para quem não possui experiência profissional, há algumas dicas como:

  1. Participar de projetos de extensão e realizar serviço voluntário;

  2. Participar de eventos voltados à sua área de formação, cursos, palestras e oficinas;

  3. Participar de projetos de pesquisas e monitorias, além de grupos de estudos;

  4. Idiomas e ferramentas imprescindíveis para a sua área de formação;

  5. Trabalhos informais (desde que se relacione com a vaga) e trabalho temporário;

  6. Construir e cultivar uma boa rede de networking.

Além disso, conhecer a si mesmo, definir seu objetivo, listar empresas que deseja estagiar, fazer ou atualizar o seu LinkedIn, acionar sua rede de contatos e se preparar para a entrevista são dicas essenciais para conseguir um bom estágio.

 

“É fundamental celebrar essa data e ressaltar a importância do estágio para o desenvolvimento da carreira de todo profissional. A partir de um estágio, o estudante tem a oportunidade de ter contato com o mundo do trabalho, integrando o aprendizado da sala de aula à prática profissional e desenvolvendo competências e habilidades próprias da área de formação. Por outro lado, o estudante consegue contribuir com a organização onde atua. E, hoje, cada vez mais as empresas se dão conta da importância do estágio e veem o estagiário como parte integrante fundamental na equipe de funcionários”, finaliza Marta.

Deixe seu comentário