Especialista dá dicas para quem busca fazer uma transição de carreira | + Emprego | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
Coluna + Emprego
Especialista dá dicas para quem busca fazer uma transição de carreira
Postado em 4 de agosto de 2021
Especialista dá dicas para quem busca fazer uma transição de carreira
Transição de carreira é sempre um grande desafio e requer muita reflexão, estratégia e empenho, e em época de pandemia global o cenário demanda ainda mais cuidados para se obter o resultado esperado.. Imagem: pexels

“Para quem está buscando uma transição de carreira este é um momento em que o mercado se abre para novas oportunidades”, comenta o especialista em recursos humanos e diretor da Evo Estágios, Igor Moreira.

E completa dizendo que embora estejamos num momento delicado, numa pandemia global, e as pessoas estão mudando de carreira por motivos diversos, os momentos de adversidade oferecem maior controle da sua carreira, uma projeção melhor de futuro e também uma reflexão sobre seu propósito profissional.

Transição de carreira é sempre um grande desafio e requer muita reflexão, estratégia e empenho, e em época de pandemia global o cenário demanda ainda mais cuidados para se obter o resultado esperado.

Por outro lado, a pandemia deixou evidente que, além de um bom currículo, o mercado vai procurar cada vez mais profissionais com alto grau de adaptabilidade, flexibilidade e resiliência, que são fundamentais para a existência e foram as palavras chaves durante a pandemia.

Diante disso, elencamos cinco quesitos que na opinião do especialista, Igor Moreira, precisam ser considerados ao fazer a transição de carreira, são eles:

1- Oportunidades de mercado

“O primeiro passo, diria que o ‘marco zero’ é o mapeamento do segmento que você pretende atuar. Descubra tudo que puder, cursos, contatos profissionais, projeções, converse com pessoas da área, vagas e formações. Reúna todos os prós e contras dessa nova carreira”

2 – Qualificação e networking

“Voltar a estudar, fazer um MBA, pós-graduação ou especialização é um dos itens primordiais para essa mudança, mas vale lembrar que isso não é o suficiente. O fundamental é fazer uma verdadeira imersão na nova profissão e incorporá-la ao seu dia a dia. Focar esforços na qualificação e no networking fará toda a diferença!”

3 – Estratégia de ação

“Prazos, metas e objetivos para essa nova carreira precisam ser traçados no início da mudança, por meio de uma estratégia de ação. Por mais que seja difícil, é importante seguir o plano à risca e se manter motivado e vencer os obstáculos que aparecerão”.

4- Bolso e mente

“Ter uma reserva financeira é necessária, já que um recomeço inclui lidar com a baixa remuneração de um iniciante. E o mais importante é estar preparado emocionalmente, pronto para voltar à condição de aprendiz e saber que você esta começando do zero”

5 – Vontade de aprender

“Faça tudo que puder para aprender e explorar as oportunidades do novo mercado: conferências, meetups, workshops e mentorias, são alguns exemplos. Se envolver, estar presente é fundamental para obter a prática, e somente assim você poderá conquistar seu próprio espaço com o tempo”.

Deixe seu comentário