Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
+ Emprego
Especialista dá dicas para quem pretende mudar de carreira
Autoconhecimento e estudo sobre mercado de trabalho é essencial
Postado em 5 de abril de 2021
Especialista dá dicas para quem pretende mudar de carreira
Foto: Pexels

Nem sempre as pessoas acertam na primeira tentativa a profissão que querem pelo resto da vida. Muitas vezes, é preciso recalcular a rota e arriscar uma nova carreira. Entretanto, muitos profissionais acabam descobrindo isso na metade da faculdade, outros só quando terminam o curso e muitos até mesmo depois de anos insatisfeitos com a profissão.

Pensando nisso, Valéria Mota, gestora executiva da MRH, uma das maiores empresas especializadas em Gestão de Pessoas do Nordeste, listou algumas dicas muito importantes para quem pretende tentar uma nova carreira

1.   Autoconhecimento e clareza dos motivos que levaram à decisão

É preciso fazer uma autoavaliação acerca do que levou a pessoa querer mudar de carreira, ponderando se ela realmente está decidida a fazer aquilo. Deve-se pensar no tempo investido em estudo para uma nova área e se ela terá como administrar suas obrigações com a nova rotina. “Para além disso, é preciso saber as motivações que a levam a pensar nessa carreira, se de fato a fará mais feliz. Se sim, não pense duas vezes”, pontua Valéria Mota.

2.  Planejamento financeiro prévio

Quando se muda de área automaticamente, a colocação no mercado volta ao nível júnior, então é preciso saber que a renda não será a mesma da que a pessoa já tinha na profissão anterior caso estivesse há muitos anos, pois irá para um cargo menor quando ingressar na nova área. “O recomendado é que você guarde dinheiro por mais ou menos dois anos, a fim de ter estabilidade nessa transição para outra área”, afirma Valéria.

3.  Conhecer o mercado de trabalho

Caso o motivo da mudança seja incrementar a renda, é preciso estudar quais os salários naquela profissão e como funciona o mercado na região onde se pretende atuar, pesquisando média salarial e oportunidades com quem já está inserido no meio.

4.   Por fim, crie uma rede de contatos

O famoso networking é essencial em qualquer profissão. Ter contatos do meio pode levar a pessoa a oportunidades incríveis em qualquer área. Em um momento de transição para outro mercado, é preciso abraçar esse mundo de oportunidades e conhecer novas pessoas.

Deixe seu comentário