Faltam vagas ou profissionais qualificados? | + Emprego | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
Coluna + Emprego
Faltam vagas ou profissionais qualificados?
Postado em 2 de dezembro de 2021
Faltam vagas ou profissionais qualificados?
A taxa de desemprego no país não decorre apenas da pandemia ou de uma crise recente. Mesmo as vagas disponíveis, algumas até com bons salários e benefícios atrativos, parecem não ser suficientes para as empresas conseguirem os profissionais necessários. Imagem: pexels

A taxa de desemprego no país não decorre apenas da pandemia ou de uma crise recente. Mesmo as vagas disponíveis, algumas até com bons salários e benefícios atrativos, parecem não ser suficientes para as empresas conseguirem os profissionais necessários.
Sobram vagas, faltam profissionais e o número de desempregados é gigantesco. Existem alguns motivos para a conta não fechar:

FALTA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
A formação não prepara os jovens para o mercado de trabalho. Cursos técnicos amenizam o problema, mas precisariam suprir a qualificação necessária em qualidade e quantidade de mão-de-obra.
Iniciativas de empresas e projetos privados de formação de futuros colaboradores resolvem o problema pontualmente e ainda escancaram as deficiências do ensino brasileiro.
Grande parte dos milhões de desempregados não atendem aos requisitos exigidos pelas vagas.

EDUCAÇÃO BÁSICA ABAIXO DO ESPERADO
É assustador o cenário das consequências, com inúmeros profissionais no mercado apresentando conhecimentos abaixo do aceitável em interpretação de texto, escrita correta na língua portuguesa, pensamento lógico e matemática básica.
O número de brasileiros com hábito de leitura e aprendizado contínuo é inexpressivo.

CONFORMISMO
Além da questão cultural, social e política, temos um desânimo generalizado na população que não luta por uma vida melhor. Encontra ofertas de formação ou mudança, mas não tem interesse.
Não somente esses, mas também os que estão empregados, frequentemente declinam de oportunidades de desenvolvimento da carreira.
Deixam de evoluir profissionalmente por não se dedicarem a um aprendizado e melhoria contínua. Priorizam bens e lazer e esquecem de investir no futuro, correndo sério risco de entrarem nas estatísticas do desemprego.

MUDAR É POSSÍVEL!
Todos os dias estou no LinkedIn divulgando oportunidades de #mudança na carreira, dicas de melhorias profissionais, cursos gratuitos e vagas. Mas uma pessoa só muda SE e QUANDO quiser.
Atendo todos. Uns conseguem sucesso, outros não saem do lugar. Essa diferença determina claramente quem está disposto e quem não.
Espero que 2021 termine com mais pessoas dispostas a mudar essa realidade.

VOCÊ QUER MELHORAR DE VERDADE?

Por Cris Moutella
Mentora, Consultora de Carreira e Marca Pessoal. Ajudo você em todas as etapas da sua vida profissional. LinkedIn Influencer.
Criadora do grupo de vagas Precisamos Trabalhar e dos materiais gratuitos da Trilha da Recolocação®️.
Entre em contato – linkedIn.com/in/crismoutella – Instagram @crismoutella

Deixe seu comentário