Instituto abre inscrições para formação gratuita de bartenders | + Emprego | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
Coluna + Emprego
Instituto abre inscrições para formação gratuita de bartenders
São 500 vagas destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade. O Ceará é o segundo estado do País com mais bartenders formados em 2021 pelo programa.
Postado em 13 de janeiro de 2022
Instituto abre inscrições para formação gratuita de bartenders
Para a primeira turma de 2022 são oferecidas 500 vagas, destinadas a maiores de 18 anos de todo o País em situação de vulnerabilidade, desempregados ou com renda em carteira assinada de até R$ 1.600. Além disso, é preciso ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio e ter acesso à internet, pois as aulas serão online. Imagem: pexels

Estão abertas e são gratuitas as inscrições para o curso profissionalizante, Learning for Life, que forma pessoas na atividade de bartender. Para a primeira turma de 2022 são oferecidas 500 vagas, destinadas a maiores de 18 anos de todo o País em situação de vulnerabilidade, desempregados ou com renda em carteira assinada de até R$ 1.600. Além disso, é preciso ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio e ter acesso à internet, pois as aulas serão online. O formulário para inscrição, que vai até 21 de janeiro, está no link da bio do perfil do Instagram @learningforlife_br (www.instagram.com/learningforlife_br). Quem se inscrever receberá contato por e-mail e deve mencionar uma atividade que comprove o interesse na carreira de bartender. O curso, promovido pelo Instituto Diageo, é totalmente gratuito, tem previsão de início em fevereiro, duração de dois meses e concede certificado. As pessoas formadas estarão aptas a atuar no mercado de trabalho.

“A falta de formação técnica e qualificada é um obstáculo para quem quer se inserir no mundo do trabalho e agora, com a reabertura gradual do setor de bares e restaurantes, a formação de bartender é uma oportunidade para quem quer conquistar melhores condições de vida. Investimos nos participantes do Learning for Life para que tenham competências diferenciadas por meio de conteúdos como inteligência emocional, técnicas de vendas, combate ao assédio, consumo responsável de bebida alcoólica, entre outros, além do essencial conhecimento para o preparo de drinks”, afirma Paulo Mindlin, gerente executivo do Instituto Diageo.

O Ceará é o segundo estado do País com mais bartenders formados pelo Learning for Life em 2021, foram 174 pessoas; o primeiro é São Paulo, o terceiro é o Rio de Janeiro e o quarto, Pernambuco. O treinamento é aplicado no Brasil desde 2000 e já profissionalizou mais de 22 mil pessoas. Dessas, mais de 800 são do Ceará, onde a iniciativa é promovida desde 2012. A capacitação vem agregando a essa trajetória a promoção da equidade de gênero, equidade racial e diversidade como um todo, e, atualmente, mais da metade das turmas são compostas por mulheres, bem como por pessoas pretas e pardas.

Formado na edição do Learning for Life concluída em dezembro de 2021, Manoel Gerivaldo Sousa, 26, destaca os saberes proporcionados pela formação. “Eu trabalhava em restaurante como bartender, mas não conhecia nada sobre a história da coquetelaria, a origem das bebidas, como são fabricadas. Através desse curso, hoje tenho muito conhecimento e uma nova visão sobre o universo do bar. Foi muito, muito importante para mim”, diz Manoel, bartender do restaurante Paris 6, em Fortaleza. Ele sonha em ter o próprio bar, assim como Victoria Lima, 24, formada na mesma turma e bartender freelancer no bar Boteco da Vila, também na capital cearense. “O que eu mais gostei foi a didática, professores bem presentes e a riqueza de conteúdo”, conta, sobre a capacitação somada à jornada dela.

O Learning for Life conta com o apoio da consultoria MSX International e com a parceria de instituições de ensino, órgãos públicos e instituições de treinamento.

Deixe seu comentário