Número de anúncios de vagas no Brasil está 143% acima do nível pré-pandemia, segundo levantamento | + Emprego | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
Coluna + Emprego
Número de anúncios de vagas no Brasil está 143% acima do nível pré-pandemia, segundo levantamento
Postado em 15 de dezembro de 2021
Número de anúncios de vagas no Brasil está 143% acima do nível pré-pandemia, segundo levantamento
O site de empregos Indeed fez um levantamento da variação de anúncios na plataforma no Brasil, e constatou um aumento de 143% em comparação com o patamar de fevereiro de 2020. Ou seja, os anúncios mais do que dobraram quando comparados com o nível pré-pandemia. Imagem: pexels

Anúncios de vagas no Brasil mais que dobraram em comparação com período pré-pandemia, revelam dados do Indeed

Com um número de ofertas de vagas 143% maior do que em comparação ao mês anterior ao início da pandemia, especialista fala em retomada do mercado

Após a grande queda em 2020, causada pela chegada da pandemia de Covid-19, e os momentos de altos e baixos dos últimos meses, o número de ofertas de emprego parece estar aumentando.. É o que indicam dados do Indeed, site número 1 de empregos no mundo, que em novembro de 2021 analisou o volume das ofertas de emprego na plataforma.

Segundo o Indeed, houve aumento de 143,2% no volume de anúncios de emprego em comparação com o patamar de 1º de fevereiro de 2020, ou seja, esses dados indicam que as vagas mais que dobraram no período analisado. Para Felipe Calbucci, diretor de vendas do Indeed no Brasil, esses números mostram uma retomada do mercado e significam, inclusive, um sinal de esperança para quem procura emprego, incluindo os recém-formados e os que estão prestes a se formar.

Recorte por setor 

Outros dados interessantes a se analisar são os números de ofertas de vagas por setor. Segundo o Indeed Brasil, também em comparação com o patamar de 1º de fevereiro de 2020, as vagas no setor de Produção e Manufatura foram as que mais cresceram, tendo triplicado ao aumentar em 215%. Seguido pelo setor de Construção, com um crescimento de 194% e Preparação e Serviços Alimentícios, com um aumento de 145%. O setor de Desenvolvimento de Software também revelou um crescimento significativo, com um aumento de 124% nas ofertas de vagas, em comparação com o período pré-pandêmico.

Segundo Calbucci, este também é um sinal positivo para o restante dos setores, já que alguns dos mencionados acima são conhecidos por impulsionar uma série de outros negócios em diferentes áreas. Entretanto, assim como aumentaram as ofertas, isto pode ser um sinal de que a demanda por colocações formais no mercado de trabalho também está aumentando. “Buscar um novo emprego pode ser desafiador, principalmente em um mercado mais competitivo do que nunca. É importante lembrar que seu objetivo deve ser sempre tornar mais fácil para os empregadores em potencial dizerem “sim” à sua candidatura. Meu conselho seria ser sempre seletivo quanto às vagas para as quais você se inscreve e manter sua busca organizada, ambos facilmente alcançados com a ajuda do Indeed”, acrescenta Calbucci.

Metodologia 

Todos os números representados são a variação percentual nas ofertas de emprego ajustadas sazonalmente desde 1º de fevereiro de 2020, usando uma média de sete dias. 1º de fevereiro de 2020 é nossa linha de base pré-pandemia. Ajustamos sazonalmente cada série com base nos padrões históricos em 2017, 2018 e 2019.

Esta informação é baseada em informação publicamente disponível no site do Indeed. A menos que especificado de outra forma, é limitado ao Brasil, não é uma projeção de eventos futuros e inclui solicitações de trabalho remunerado e não remunerado.

Deixe seu comentário