Qual a importância da fé durante a pandemia? | + Fé | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
+ FÉ
Qual a importância da fé durante a pandemia?
De volta aos nossos encontros semanais, ainda vivendo o período pascal, tendo a esperança que a Ressureição de Nosso Senhor nos trouxe a certeza que não estamos só.
PADRE LEANDRO DUTRA
Postado em 19 de abril de 2021
Qual a importância da fé durante a pandemia?
Foto: Pexels

Há mais de um ano, exatamente no dia 27 de março de 2020, em sua homilia durante o momento extraordinário de oração pelo fim da pandemia, com a bênção Urbi et Orbi, o Papa Francisco baseou sua reflexão no Evangelho de Jesus que acalma a tempestade após a súplica dos apóstolos medrosos (cf. Mc 4, 35-41). Nesse episódio, Jesus pergunta para seus apóstolos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé? ”. O Papa repetiu esse versículo numerosas vezes durante sua homilia, e colocou uma ênfase significativa no tema da fé.

Acredito que suas palavras podem nos ajudar a ver que olhar para a situação atual com uma visão de fé não é só possível, mas é uma verdadeira necessidade que temos para poder manter a calma nas águas turbulentas da tempestade. Costumo alertar aos ouvintes do Mergulho na Misericórdia, durante a recitação do terço da Misericórdia, com as devidas reflexões, que eterna não é a tempestade que atravessamos, mas o amor de Deus que nos mantém firmes no propósito de vencer.

Em outra reflexão, falando sobre como manter a fé diante do que enfrentamos, o nosso Pastor explicou que esta crise “é um sinal de alarme para refletir sobre onde se apoiam as raízes mais profundas que nos sustentam na tempestade. Nos lembra que esquecemos e ignoramos algumas coisas importantes da vida e nos faz refletir sobre o que é realmente importante e necessário e o que é menos importante ou o seja só na aparência”.

Se entendêssemos que somos o que temos no coração, e o que passa disso é apenas aparência, estaríamos talvez mais maduros, mais humanos e fortalecidos para enfrentar tal situação. Temos a oportunidade de começarmos mais uma semana, e com ela a esperança de dias melhores. Mas que essa esperança seja primeiro uma atitude interior. Precisamos acreditar que tudo isso vai passar, sim, a nossa fé no Ressuscitado nos permite acreditar nisso e eu convido você a também viver essa esperança. Aqui não falamos em ser forte ou não, mas, sim, em ser cristão, e acreditar que Deus não nos abandonou.

Creio que precisamos compreender que ser forte não é não cair, e sim não estacionar na queda. Que a sua semana inicie com o seu coração aberto a compreender que a gente não cai por fraqueza, cai por tentar ser forte o tempo todo!

Deus abençoe você.

<< Todos os conteúdos da Coluna + Fé >>

Deixe seu comentário