Vamos falar sobre a vida de uma empresa? | + Negócios | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
Gestão & Negócios
Vamos falar sobre a vida de uma empresa?
Assim como nós, seres humanos, as empresas também possuem estágios de vida, dentro do seu ciclo de existência. Você sabe quais são eles?
Marcus Vinícius Saraiva, Eduardo Hamdan e Strauss Nasar
Postado em 15 de setembro de 2021
Vamos falar sobre a vida de uma empresa?
Foto: Divulgação

E aí, inovadores, tudo bem?

Assim como nós, seres humanos, as empresas também possuem estágios de vida, dentro do seu ciclo de existência. Você sabe quais são eles?

 

  1. Namoro: o empreendedor ainda está namorando com a ideia de montar a empresa;
  2. Infância: a empresa sai do papel e o empreendedor enfrenta os primeiros desafios para provar que o negócio é viável;
  3. Toca-toca: o empreendedor faz tudo, cuida das vendas, do financeiro e também da operação;
  4. Adolescência: a empresa está em desenvolvimento, se profissionalizando e aumentando o quadro de colaboradores;
  5. Plenitude: o negócio está bem estabilizado e crescendo de forma sustentável;
  6. Estabilidade: aqui, mora o ponto de inflexão estratégica, é nesse estágio que a empresa pode começar uma nova curva de crescimento ou iniciar o seu declínio.

Os demais estágios que seguem são: aristocracia, burocracia e morte.

O ponto de inflexão estratégica, como comentado acima, é um ponto decisivo dentro da jornada de vida da sua empresa, onde você pode reescrever a curva do seu crescimento ou iniciar a curva decrescente de declínio.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Para entrar em uma nova curva de crescimento, você e sua empresa precisam se reinventar. As disrupções e os novos modelos de negócio surgem a todo instante, a pergunta que você deve se fazer, então, é: qual modelo de negócio inovador posso criar, que irá acabar com o meu negócio atual? É melhor que você se reinvente, criando algo inovador do que o concorrente venha, faça e te tire do jogo. Pesquise, leia, converse com seu cliente, entenda a dor e os desejos atuais dele.

Afinal, o que te trouxe até aqui pode não ser suficiente para te levar adiante.

Gostou? Quer saber um pouco mais? Acompanhe a gente aqui, ao longo da programação da Jovem Pan News Fortaleza 92,9 FM, da Atlântico Sul FM 105,7 FM e também toda segunda-feira pela manhã no Ceará no Ar, na TV Cidade Fortaleza (canal 8.1).

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sobre o autor
BS Innovation HUB

Com o objetivo principal de colocar o Ceará em relevância no mapa de inovação do Brasil através do fortalecimento do ecossistema de inovação, nós unimos toda a galera braba que atua na área de tecnologia para solucionarmos problemas e levarmos empresas a outros patamares de mercado, acompanhando e desenvolvendo os empreendedores ao longo de sua jornada. Quer fazer parte dessa evolução? Então, vem acelerar com a gente.

Deixe seu comentário