Mundo VICA | + Negócios | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
Gestão e Negócios
Mundo VICA
O mundo muda demais! O cenário do novo normal que se apresenta atualmente é repleto de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, conheça o Mundo VICA.
BS Innovation Hub
Postado em 14 de outubro de 2021
Mundo VICA
Foto: Divulgação

Olá, Inovadores, tudo bem?

Se você gosta de segurança e estabilidade, fique ligado, pois o Mundo VICA é um desafio a mais no seu cotidiano. Mas você sabe o que significa esse termo?

Para começar, vamos falar sobre o significado da abreviação “VICA”: Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo, exatamente o mundo em que vivemos atualmente.

Volátil devido à alta velocidade e intensidade das forças que impulsionam as mudanças, o que dificulta a previsibilidade de cenários, exigindo destreza para lidar com o inesperado.

E justamente devido a essa alta imprevisibilidade, ele se torna Incerto, mesmo com a grande disponibilidade de informações. Isso porque mudanças disruptivas pressupõem novos paradigmas e as soluções de hoje, em geral, não serão aplicáveis aos problemas do futuro. Ou seja, mesmo que consigamos compreender as relações de causa e efeito de uma mudança, suas consequências continuam imprevisíveis.
É também Complexo porque muitos fatores estão envolvidos nas transformações pelas quais estamos passando. Além disso, a conectividade e a interdependência são fatores que ampliam essa complexidade. Os modelos tradicionais de gestão de riscos e tomada de decisão não são suficientes para lidar com o número de variáveis desses contextos interconectados. Então, não é possível prever os resultados de ações isoladas, pois elas fazem parte de um sistema complexo.
E por último, Ambíguo, devido aos diferentes pontos de vista que temos que ter para entender e analisar os fatos desses contextos complexos. E a ambiguidade é justamente essa falta de clareza e concretude. Os impactos de uma transformação disruptiva não podem ser analisados com base no histórico e experiências anteriores, pois é um novo cenário. Isso dá margem a múltiplas interpretações igualmente pertinentes.
Concluímos então, que ter clareza do propósito e dos resultados esperados como direcionadores é a forma mais eficaz de lidar com as mudanças atualmente, pois não existe um caminho estruturado para alcançar os objetivos.

A única constância nesse mundo VICA é a certeza de mudanças rápidas. Não só nos modelos de negócio, mas também nos hábitos de consumo, mudança nos perfis do seu cliente e de seus colaboradores.

E você, está preparado para viver e ter sucesso nesse novo mundo? Reflita sobre o que você está fazendo de diferente na prática do seu negócio. Tenha muito cuidado, pois o que te trouxe até aqui, pode não ser suficiente para te levar adiante!

Gostou? Quer saber um pouco mais? Acompanhe a gente aqui, ao longo da programação da Jovem Pan News Fortaleza 92,9 FM, da Atlântico Sul FM 105,7 e também toda segunda-feira pela manhã no Ceará no Ar, na TV Cidade Fortaleza (canal 8.1).

Deixe seu comentário