Onde adotar um pet? | + Pets | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
+ Pets
Onde adotar um pet?
Somos apaixonados por pets, mas por que, então, uns 30 milhões de bichinhos estão abandonados nas ruas e tornam-se alvos de maus-tratos constantes, passando fome e sendo vitimas de atropelamentos? 
Tchali da Bolota
Postado em 16 de abril de 2021
Onde adotar um pet?
Festa de adoção de pets (cachorros e gatos) do projeto CORACÃO no Festival Jaya, local: Parque da Juventude, São Paulo-SP. Foto: Cecília Bastos.

Hoje, vou relatar alguns dados sobre o abandono de pets no Brasil. São bem alarmantes! Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que no país existem mais de 30 milhões de cães abandonados em abrigos e nas ruas. Já por outro lado, 44,13% das casas dos brasileiros possuem ao menos um cão, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Aqui no Brasil, o número de animais abandonados é alto, mas, em contra partida, os que têm lares no país são nada menos do que 52,2 milhões de pets. 

Somos apaixonados por pets, mas por que, então, uns 30 milhões de bichinhos estão abandonados nas ruas e tornam-se alvos de maus-tratos constantes, passando fome e sendo vítimas de atropelamentos? 

É uma triste realidade que podemos fazer refletir e se ter uma conscientização da importância da adoção responsável. Na Coluna de hoje, observamos alguns motivos para você analisar e adotar um deles: 

Diminuir o número de animais abandonados nas ruas e em abrigos

Ao fazer uma adoção responsável você está proporcionado uma vida de mais qualidade para o pet. Todos os pets merecem uma vida digna. Além disso, ao adotar o animal de um abrigo, você estará salvando vidas, e um novo o espaço do seu novo melhor amigo será disponibilizado a outro animal de rua que será resgatado. 

Adotar é uma forma de conceito para a vida

Uma adoção de um pet traz para a vida do tutor amor, gratidão… Passamos a entender melhor o que significa ser grato, pois é exatamente esse sentimento que os pets, o cão em específico, conseguem transmitir. 

Você salva uma vida

Como os pets de rua estão vulneráveis a diversos tipos de maus-tratos e riscos de vida, ao adotar, você estará garantindo que ele tenha uma oportunidade de sobreviver e de desfrutar de uma vida feliz e saudável com alguém que o ama.  

A felicidade no novo lar

Na prática do bem para o pet, ele também proporciona esses bons momentos de alegria para sua vida. O sentimento de felicidade estará presente para a família toda. 

Um pet em casa faz bem para a saúde

Vários estudos comprovam o bem que um pet faz à saúde das pessoas. Você terá um cachorrinho em casa, resultando em passeios que estimulam os exercícios, melhoram saúde mental, evitando, assim, que o dono apresente indícios de depressão, ansiedade ou estresse. 

 Opte pela adoção de um pet adulto

Apesar de muitas pessoas terem receio de adotar um pet adulto por acreditarem que terão dificuldades da adaptação em seu novo lar, acho que na minha opinião são mais sociáveis. Nessa fase os pets, são mais amigáveis por serem adotados adultos. E você não terá surpresas, como crescer mais que o esperado, chorar durante a noite ou apresentar um comportamento diferente de quando era filhote. Muitos até já vêm castrados. 

E mais uma dica: Quem sabe a mais importante – Você não financia o sofrimento do mercado de venda de animais pets

Na maioria das vezes, os criadores (donos das fábricas de filhotes, chamados “cachorreiros”) exploram os animais de raça forçando sua reprodução incessantemente para gerar os filhotes que são comercializados. 

Em alguns casos, os animais não recebem nenhum atendimento médico e vivem em ambiente com pouca e/ou sem nenhuma higiene, submetidos a situações degradantes. Adote, assim, você não financia esse tipo de crueldade. 

Então, com todas essas dicas importantes, já pensou em adotar um cão ou gato pela adoção responsável? Irei listar alguns lares e Ongs que o ajudarão nessa experiência linda de vida sobre adoção responsável.

Locais para adoção

@Lartintin Lar TinTin Com a missão de cuidar de animais abandonados e com necessidades especiais, o Lar Tintin vêm enfrentando barreiras financeiras para manter o projeto social que acumula muitas dívidas. Por volta de 300 animais idosos ou com deficiência são atendidos pela organização, que necessita de alimentação e produtos de saúde para os animais. 

@Abrigosaolazaro Abrigo São Lazaro –  A ONG São Lázaro, sediada em Fortaleza – CE, é uma entidade sem fins lucrativos que luta por uma vida melhor para os animais abandonados. Estamos permanentemente lotados. Não podemos efetuar resgates.

@ong.abrace Ong Abrace A Ong ABRACE – Uma Causa Animal foi fundada por protetores independentes que atuam em Fortaleza – CE na área de proteção animal, com objetivo de estimular a posse responsável de animais domésticos.

Espero que com essas dicas e indicações de lugares para adoção eu tenha ajudado em alguma decisão. Ah! Eles também aceitam ajuda tá!? 

>>Veja mais sobre Pet<<

Deixe seu comentário