Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
COLUNA + PETS
Saiba como dar o primeiro banho no seu novo cachorrinho
A dúvida sobre o banho é uma das mais recorrentes entre os novos pais de pets.
TCHALI DA BOLOTA
Postado em 8 de janeiro de 2021
Saiba como dar o primeiro banho no seu novo cachorrinho
Foto: Arquivo pessoal

Quando ganhamos, adotamos ou até mesmo compramos um filhote, ele já chega e muda toda a nossa rotina, não é mesmo?! Como já relatei em textos anteriores, junto com toda a alegria chegam também diversas preocupações importantes. O que oferecer para comer? Qual a quantidade? Como dar banho no novo cachorrinho? E por aí vai…

A dúvida sobre o banho é uma das mais recorrentes entre os novos pais de pets. Quando banhar o filhote? Com que frequência? Quais cuidados devem ser tomados?

A seguir, apresentarei algumas dicas bem legais que utilizei com a Bolota no nosso convívio.

A primeira higienização

Normalmente, o filhotinho chega aos nossos lares ainda com algumas sujeiras. Depois de um tempo de convívio com a mãe e os irmãozinhos, brincando e sendo feliz, ele fica sujinho. E a sua postura é querer banhá-lo de imediato. Contudo, é importante que alguns cuidados sejam tomados durante essa primeira higienização.

Quantos meses seu filhote tem? Veterinários e especialistas recomendam que cachorros tomem banho somente depois de três ou quatro meses de vida. Por serem filhotes ainda, eles são muito sensíveis em relação às possíveis mudanças de temperaturas, aos choques térmicos provocados pela água, à umidade entre os pelos e até ao estresse causado por essa experiência nova na vida deles.

Para higienizar seu cachorrinho, evite um banho completo e opte por lenços umedecidos, lenços de bebês de PH neutro ou lenços apropriados para os pets. Com esses lenços, você vai poder retirar cuidadosamente a sujeira acumulada e, assim, reduzir o mau cheiro que ele possa ter.

Escolha dar o primeiro banho em casa mesmo, ao redor da família e em um ambiente tranquilo, com as pessoas que o bebê filhote convive. Caso seja a primeira experiência dele com a água, o ambiente e as pessoas poderão tornar o momento agradável e prazeroso.

Dica: Se você não tiver tempo livre em casa e precise que seu filhote tome banho em um pet shop, observe se o calendário de vacinação dele foi concluído.

 

Checklist para a hora do banho

– Verifique a temperatura da água: não pode estar muito gelada e nem muito quente;

– Use apenas produtos de higiene para pets;

– Não jogue água diretamente na cabeça do cachorrinho. Tenha cuidado para que não caia água dentro da orelha ou do nariz do seu animalzinho, pois isso pode ser muito perigoso. Para limpar essas regiões, utilize uma toalha úmida ou lenços;

– Esteja atento à reação do seu pet. Evite que ele fique estressado;

– Em caso de muito estresse, interrompa o banho, acalme o pet e tente novamente um outro dia como brincadeira, algo prazeroso;

– Aproveite o momento para escovar os dentes do cachorro (sempre com escova e creme dental específicos para cães);

– Banho em excesso também faz mal! O tempo ideal para banhar cachorros de pelo curto é de 15 dias ou 30 dias dependendo do cheiro. Já o tempo ideal para pets de pelos longo é de 15 dias em qualquer época.

Um dica importante: Use seu secador de cabelo moderadamente para enxugar o cachorrinho, evitando, dessa forma, a umidade entre os pelos… Use com cautela para não causar queimaduras na pele do animal e evite ficar fazendo medo ou brincadeiras que possam estressar o seu animal. Para enxugar um cão ou um gato, de forma mais tranquila, opte por uma toalha macia aquecida. Caso queira saber mais sobre banho em pet, confira produtos e acessórios da @BolotaPets.

Leia também 

Mais textos da Coluna + Pets

Deixe seu comentário