Confira a Exposição Aquavelas que reúne obras de artistas cearenses | Radar do Comércio | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
Radar do Comércio
Confira a Exposição Aquavelas que reúne obras de artistas cearenses
A segunda edição da exposição flutuante Aquavelas levou obras de 11 artistas para o mar de Fortaleza
Sistema Fecomércio
Postado em 13 de dezembro de 2021
Confira a Exposição Aquavelas que reúne obras de artistas cearenses
A exposição Aquavelas levou obras de arte pintadas em velas de jangadas para a Enseada do Mucuripe no último domingo. (Foto: JR Panela)

A orla de Fortaleza ganhou novas cores no último domingo. A segunda edição da exposição flutuante Aquavelas levou obras de 11 artistas para o mar da Capital, exibindo as pinturas num trajeto em direção ao Rio Ceará. O evento marcou a abertura do 11º Encontro Sesc Povos do Mar, que acontece até a próxima quinta-feira (16).

Mano Alencar, Edmar Gonçalves, Zé Tarcísio, Totonho Laprovitera, Almeida Luz e Andrea Dall’Olio, Vando Farias, Julio Silveira, Hélio Rola, Ana Débora e Luiz Freire são os nomes por trás das obras apresentadas na exposição. Desses, os oito primeiros também participaram da primeira edição da Aquavelas, em 2020. Os outros três, somaram-se à iniciativa este ano. As obras foram criadas a partir de referências artísticas e pessoais e da importância da defesa dos oceanos e da vida marinha. 

Assista a seguir o vídeo com o vento completo:

Encontro de saberes

Há 11 anos, a Rede Sesc Povos do Mar foi fundada com a participação de três grupos específicos: os moradores do entorno do Sesc Iparana Hotel Ecológico, pessoas conhecedoras da fitoterapia popular, que ensinaram a produção de lambedores, do óleo de coco, infusões com raízes, colorau, entre outros produtos naturais. Também faziam parte os  grupos de dança do Coco no Pecém e Iguape, pioneiros de uma rede específica no Povos do Mar da qual participam hoje 15 coletivos. Além destes, os barqueiros estavam presentes marcando a relevância histórica da região da Barra do Ceará.

Atualmente, mais de duzentas comunidades litorâneas de 25 municípios integram a rede, composta por cinco eixos: Meio Ambiente e Sustentabilidade; Cantos, Danças e Brincadeiras; Dragões do Mar, Feito à Mão e Saberes, Sabores e Saúde. São rendeiras, jangadeiros, barqueiros, marisqueiras, canoeiros, pescadores, mestres da cultura, brincantes de maracatus, reisados, mestres do Teatro de Bonecos que compartilham seus saberes e experiências. Neste ano, o Encontro Sesc Povos do Mar acontece de 12 a 16 de dezembro. 

Veja a programação do 11º Encontro Sesc Povos do Mar clicando aqui.

 

Deixe seu comentário