Sustentabilidade e propósito conectam empresas e consumidores | Radar do Comércio | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
Radar do Comércio
Sustentabilidade e propósito conectam empresas e consumidores
Pesquisas na internet por produtos sustentáveis cresceram 71% no últimos cinco anos, segundo estudo da WWF
Sistema Fecomércio
Postado em 13 de setembro de 2021
Sustentabilidade e propósito conectam empresas e consumidores
Marcas que possuem identidade e propósito sustentável tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. (Foto: Shutterstock)

As preocupações socioambientais estão cada vez mais presentes nas organizações, principalmente, na construção de propósitos e na geração de valor. Em todo o mundo, as empresas têm repensado de que forma a sustentabilidade faz parte do seu negócio, uma vez que, os consumidores estão mais exigentes e com uma percepção coletiva de responsabilidade em questões ambientais e ecológicas.  

Conforme dados coletados em pesquisa da Nielsen, a sustentabilidade já é uma das três maiores preocupações para 32% dos brasileiros na hora de comprar. Isso, consequentemente, impacta diversos mercados, entre eles o segmento de beleza no Brasil com questões que envolvem aspectos como testes em animais e preservação dos recursos naturais.  

De acordo com levantamento feito pela Economist Intelligence Unit (EIU), a pedido da WWF, as pesquisas na internet por produtos sustentáveis tiveram crescimento de 71% nos últimos cinco anos. Englobando mais de 54 países, o estudo aponta ainda que, no Brasil, os tuítes relacionados ao assunto aumentaram 82% no período analisado e o volume de notícias cresceu 60%.

Evolução a partir de um propósito

Será que sustentabilidade ainda é vista como um diferencial no mercado? Atualmente, ter um bom posicionamento em seus modelos de negócios, que gere impacto positivo na sociedade, já deve fazer parte do dia a dia das empresas e instituições como fator essencial e não mais pontual, segundo especialistas. 

Essas marcas que possuem identidade e propósito sustentável tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Só no Instituto EuReciclo houve um crescimento médio de 200% das marcas que seguem as premissas da sustentabilidade. Repensar ações e hábitos tem sido a única forma de ajustar o crescimento econômico a um futuro com quantidade de recursos limitada.

Para estimular os empresários, o Sistema Fecomércio promove o projeto “Inspira Fecomércio” com cases de sucessos de empresas cearenses que inovaram em seus negócios com propósito e interação com a sociedade. O conteúdo está disponível no Youtube da Fecomércio Ceará e na plataforma de streaming Fecoplay

 

Deixe seu comentário