Ícone do site Portal GCMAIS

Margareth Menezes será nova ministra da Cultura em 2023

Arquivo Pessoal

A cantora baiana, Margareth Menezes, aceitou o convite do então eleito presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o futuro Ministério da Cultura em sua gestão. Mulher, negra e nordestina, Margareth, é a fundadora da “Associação Fábrica Cultural”, uma organização social que atua com Cultura, Educação e Sustentabilidade.

A artista também idealizou o Movimento cultura AfroPop que reúne artes visuais, música e o Giro Cultural – ação com jovens de projetos sociais. Em 2010, Margareth fez shows na Copa do Mundo de Futebol, na África do Sul, e participou do Brazilian Day, em Nova York.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O nome de Margareth Menezes foi indicada pela socióloga, mulher de Lula e futura primeira-dama do país, Rosângela Silva, Janja. E apesar de já ter sido aceito o convite, a artista tem enfrentado resistências tanto no setor cultural como nas alas do Partido dos Trabalhadores, PT.

Biografia

Margareth Menezes da Purificação, tem 60 anos, nasceu em Boa Viagem, região da Península de Itapagipe, em Salvador. Filha de Dona Diva, doceira e costureira (falecida em setembro de 2018), e Adelício Soares, motorista (falecido em maio de 2009), é a filha mais velha de cinco irmãos.

Publicidade

Com veia artística aflorada ainda na infância, Margareth já tinha em casa uma relação com a música herdada dos pais que adoravam música.

Leia mais | Trabalho do governo de transição de Lula termina na próxima terça-feira (13)

Antes de ser um sucesso na música, Margareth também foi atriz e hoje celebra 35 anos de carreira se consagrando como uma referência no axé, samba-reggae e afrobeat brasileiro.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Sair da versão mobile