Eleições 2022

Saiba quem são os candidatos a governador e vice no Ceará

Conforme estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as convenções partidárias terminaram nesta sexta-feira (5)

Compartilhe:
6 de agosto de 2022
Redação GCMAIS
Saiba quem são os candidatos a governador e vice no Ceará
Foto: Reprodução

Conforme estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as convenções partidárias começaram no dia 20 de julho e terminaram nesta sexta-feira (5). Essas reuniões são fundamentais para a definição das concorrências dos partidos políticos. Sendo assim, todos os candidatos para os governos estaduais estão definidos. A seguir, confira quem são os candidatos para governador e vice no Ceará.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Conheça o perfil de cada candidato

-Capitão Wagner (União Brasil) e Gomes de Matos (PL)

O deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) realizou convenção nesta sexta-feira (5), em um centro universitário em Fortaleza, para oficializar a candidatura a governador. Na solenidade, o presidente do UB no Ceará confirmou o ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PL) como candidato a vice-governador.

Em 2010, Wagner concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo e recebeu 28.818 votos. Em 2012, disputou uma cadeira na Câmara Municipal de Fortaleza, e foi eleito com vereador com 43.655 mil votos na capital. Então, decidiu se candidatar a deputado estadual, na Assembleia Legislativa do Ceará, em 2014. Em 2016, disputou a prefeitura de Fortaleza e levou a eleição para o segundo turno. Não foi eleito. Em 2018, foi o deputado federal mais votado do estado do Ceará com 303.593 votos. Em 2020, disputou a Prefeitura de Fortaleza e levou a eleição para o segundo turno. Também não foi eleito.

Capitão Wagner e o vice Raimundo Gomes de Matos (PL)

-Elmano de Freitas (PT) e Renata Almeira (MDB)

Após romper a aliança de 16 anos com o PDT no Ceará, o PT oficializou Elmano de Freitas como candidato do partido ao Governo do Ceará em cerimônia realizada no dia 30 de julho, no Centro de Eventos, em Fortaleza. O candidato esteve ao lado de Luís Inácio Lula da Silva, ex-presidente e candidato à Presidência da República; e Camilo Santana, ex-governador do Ceará e candidato a uma vaga no Senado. Já na noite desta sexta-feira (5), Renata Almeida foi anunciada como candidata a vice.

Elmano foi candidato à prefeitura de Fortaleza em 2012, obtendo quase 600 mil votos no segundo turno. Em 2013, foi eleito presidente do PT de Fortaleza. Nas eleições de 2014, foi eleito deputado estadual com mais de 44 mil votos. Em 2017, assumiu a presidência da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). Nas eleições de 2018, foi reeleito deputado estadual com 68.594 votos.

Renata Almeida é anunciada como vice na chapa de Elmano ao Governo do Ceará

Elmano e a vice Renata Almeida (MDB)

-Roberto Cláudio (PDT) e Domingos Filho (PSD)

O PDT aprovou em convenção estadual, no dia 24 de julho, a candidatura de Roberto Cláudio ao Governo do Ceará e de Domingos Filho (PSD) a vice-governador da chapa nas eleições de 2022. A oficialização aconteceu em convenção do partido, realizada em uma quadra de uma escola particular em Fortaleza.

Roberto Cláudio iniciou sua vida política candidatando-se a deputado estadual pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS), legenda que ficou entre 2006 e 2007. Elegeu-se com cerca de 21 mil votos Nas eleições de 2010, foi reeleito, desta vez pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em fevereiro de 2011, foi eleito, por unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, com o deputado José Sarto como vice. Em junho de 2012,  Roberto Cláudio interrompeu o mandato na legislatura para se candidatar para a Prefeitura de Fortaleza, sendo eleito. 

Dois anos depois, em 2015, migrou para o Partido Democrático Trabalhista (PDT), pelo qual viria a ser reeleito em 2016.  Com 100% das urnas apuradas, ele recebeu 678.847 votos no 2º turno, o que corresponde a 53,57% dos votos válidos (excluindo os brancos e nulos), segundo a Justiça Eleitoral.

Roberto Cláudio (PDT) e vice Domingos Filho (PSD)

E partidos de esquerda com menor expressão na cena política atual, também lançaram suas candidaturas para o Governo do Ceará neste ano. Os nomes dos candidatos são: Zé Batista (PSTU), Serley Leal (UP) e Chico Malta (PCB).

Grupo Cidade de Comunicação sabatina candidatos ao Governo do Ceará

O Grupo Cidade de Comunicação sabatina os candidatos ao Governo do Ceará nos dias 9, 10 e 12 de agosto, ao vivo, com uma hora de duração, e transmissão pela rádio Jovem Pan News Fortaleza 92.9 FM e pelo canal do GCMAIS no YouTube, das 16 às 17 horas, e cobertura simultânea do portal de notícias.

Os entrevistadores são os apresentadores do Jornal da Cidade, Alexandre Medeiros e Bianca Saraiva, o apresentador do Pan News em Revista 2ª Edição, Tiago Lima, e a cientista política e colunista do Grupo Cidade Carla Michele Quaresma.

Calendário das sabatinas

09/08 – 16h às 17h: Capitão Wagner (União Brasil)
10/08 – 16h às 17h: Elmano Freitas (PT)
12/08 – 16h às 17h: Roberto Cláudio (PDT)

Nos mesmos dias, os candidatos gravam uma entrevista com duração de 10 minutos para a TV Cidade Fortaleza, afiliada à Record TV, que será exibida na íntegra durante o Jornal da Cidade, às 19h15.

Leia também | Grupo Cidade de Comunicação inova na cobertura para as eleições 2022

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<